Banca de DEFESA: JOIMARA LIMA SANTOS

DATA: 11/08/2014
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

NARRATIVAS DE PROFESSORES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: Reflexões sobre a docência.

PALAVRAS-CHAVES:

Docência Universitária. Pensamento do Professor. Saberes Docentes.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A docência universitária, na ausência de uma formação específica para o professor que atua nesse nível, segue ao sabor do entendimento de cada indivíduo, que conduz o exercício de suas atividades da forma que julga satisfatória e atua a partir de suas concepções e crenças acerca do que é docência e do papel que deve desempenhar como professor. A partir desse contexto surge a necessidade de conhecer este professor, buscando desvelar sua trajetória docente, os pensamentos que possui acerca de ser professor, os saberes que mobilizam no exercício da docência e as dificuldades que encontram no desenvolvimento de suas atividades docentes. Assim, a pesquisa em questão tem como objetivo geral: investigar o pensamento dos professores do Curso de Biblioteconomia da UESPI sobre a docência universitária, e como objetivos específicos: 1- Identificar o que pensam os professores sobre a docência universitária; 2- descrever os saberes que os professores indicam como necessários ao exercício de suas atividades docentes; 3- analisar os modos de atuação destes professores no que concerne às práticas docentes. Os fundamentos teóricos da pesquisa se ancoram em estudos sobre docência universitária, produzidos por Pimenta e Anastasiou (2010), Zabalza (2004), Masetto (2000, 2001), Isaia (2006), dentre outros, e estudos sobre o Paradigma do Pensamento do Professor, realizados por Garcia (1987), Pacheco (1995), Gimeno e Sacristán (1988), Braz (2007), dentre outros. O aporte metodológico foi realizado com base na Pesquisa Narrativa e os dados foram produzidos por meio do questionário, do memorial e da roda de conversa. O grupo de investigação foi formado por 05 (cinco) professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí, ministrantes de disciplinas específicas no referido curso. A análise dos dados, orientada pela técnica da análise de conteúdo, desenvolveu-se a partir de 02 (dois) eixos: 1) Pensamento do professor de Biblioteconomia sobre a docência universitária; 2) Saberes e práticas do professor de Biblioteconomia. Constatou-se que os professores de Biblioteconomia ao ingressar na profissão não possuíam uma visão de si como professores, foram se identificando com a docência no exercício da profissão. Em relação aos saberes, a constatação foi de que estes professores bacharéis veem a experiência na docência como fonte principal para construção e reconstrução dos saberes que usam no desempenho das atividades docentes. O exercício do magistério possibilita a compreensão e a concepção de docência como atividade a que estão ligados afetiva e profissionalmente, considerando que a maioria dos professores tem a docência como atividade principal. Outra constatação do estudo foi que a prática docente é permeada de dificuldades oriundas de necessidades institucionais e dúvidas acerca de seu desempenho como professor.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UECE
Externo à Instituição - JOSE DA CRUZ B DE MIRANDA - UESPI