Banca de DEFESA: CLEUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA

DATA: 15/08/2014
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO:

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE TERESINA– PI

PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

RESUMO

No campo educacional uma das maiores batalhas tem sido a luta pela defesa de uma escola inclusiva, assim a utilização de Tecnologia Assistiva pela pessoa com deficiência tem objetivado, entre outros aspectos, o acesso à escolarização, com vistas à eliminação de barreiras para a construção do conhecimento. Nesse sentido, este estudo pretendeu investigar como é utilizada a tecnologia assistiva por professores nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Teresina, com o intuito de compreender como essa política educacional favorece esse processo. Considera-se que a Tecnologia Assistiva constitui um dos caminhos que pode facilitar a inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. O estudo apoia-se em teóricos como Mantoan (2003; 2004) Mantoan e Santos (2010), Mazzotta (2003), Bersch (2006; 2007; 2008; 2009), Galvão Filho (2009), Parolin (2008; 2009), Mendes (2006), Garcia (2008) e Fortes-Lustosa (2011), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de junho de 2013 e março de 2014 e teve como objetivo geral investigar a investigar a utilização da tecnologia assistiva pelos professores nas salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) no Município de Teresina – PI. A metodologia apoia-se na abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo 3 professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI, na faixa etária de 30 a 49 anos. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a entrevista semiestruturada e a observação não participante. As análises das informações foram feitas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Entre os resultados encontrados podemos apontar que as professoras utilizam mais a Tecnologia Assistiva de baia complexidade e baixo custo, tendo apontado como dificuldades para o desenvolvimento dessa atividade a inexistência de um trabalho integrado na instituição escolar, a ausência do acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões voltadas para o aperfeiçoamento desse expediente a difusão do conhecimento acerca da Tecnologia Assistiva na instituição e cursos de formação continuada.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA DE JESUS QUEIROZ ALENCAR - UESPI