Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA
DATA: 26/11/2014
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO:

Alfabetização de crianças do e no campo em classes multisseriadas: registros sobre práticas

PALAVRAS-CHAVES:

Educação do campo. Alfabetização. Classe multisseriada. Prática docente

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo principal investigar que alfabetização acontece no âmbito da educação do campo, em classes multisseriadas. Ao longo dessa pesquisa foi possível conhecer e analisar os métodos e práticas de alfabetização vivenciadas no cotidiano das classes multisseriadas existentes na zona rural de Teresina, bem como os prejuízos provocados na vida das crianças durante seu processo de escolarização quando esta aprendizagem não é alcançada. Para alcançar os objetivos propostos para essa pesquisa, investigaremos o seguinte problema: Que práticas de alfabetização ocorrem nas classes multisseriadas, no contexto da educação do campo? E para orientar o estudo em foco propõem-se as seguintes questões norteadoras: Quais concepções de leitura e de escrita fundamentam as práticas de alfabetização em classes multisseriadas, nas escolas do campo? Como os professores do campo trabalham o ciclo de alfabetização nas classes multisseriadas? Como o contexto do campo é explorado na sala de aula no processo de alfabetização? Qual a formação necessária aos alfabetizadores que atuam no campo em escolas multisseriadas?. A base teórica perpassa os estudos de Freire (1979), Freitas (2010), Vygotsky (1988), Hage (2005), Caldart (2002), Arroyo(2010), Soares(2010), Ferreiro (2001), Wanderley (2000) as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais legislações que dispõe sobre a Educação do Campo, dentre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo teórico aprofundado sobre educação do campo no que se refere aos princípios e  concepções que devem nortear  o desenvolvimento das práticas pedagógicas em relação processos de alfabetização nas turmas multisseriadas, seguido de uma investigação empírica, com objetivo de confrontar a teoria e a prática, a partir da análise do conteúdo registrado nas narrativas das professoras partícipes da pesquisa. A pesquisa narrativa foi utilizada como meio de conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das escolas cujos instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo e as cartas pedagógicas. Para traçar o processo de análise e interpretação dos dados a partir dos registros e das observações embasa-se em Moreira (2006) e nos pressupostos teóricos que fundamentam a análise de conteúdo. O resultado desta pesquisa deverá subsidiar para o repegnsar das práticas docentes desenvolvidas nas classes multisseriadas, bem como para definição de políticas públicas de atendimento aos povos do campo.

Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA