Banca de DEFESA: REIJANE MARIA DE FREITAS SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REIJANE MARIA DE FREITAS SOARES
DATA: 25/11/2014
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE TERESINA-PI

PALAVRAS-CHAVES:

Prática educativa. Formação docente. Educação integral. Escola de tempo integral. Narrativas de professores.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Este estudo aborda a prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede estadual de Teresina-PI. Centra-se no seguinte problema: Como se desenvolve a prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina –PI? A prática educativa do professor da rede pública estadual de Teresina-PI se desenvolve numa vertente paradigmática tradicional em contraposição aos princípios que caracterizam a educação integral. Tem-se como objetivo geral: Analisar a prática educativa dos professores que atuam na escola de tempo integral da rede pública estadual de Teresina-Pi e específicos: caracterizar a educação integral e a escola de tempo integral a partir das diferentes concepções e experiências; compreender os fatores que dificultam ou viabilizam a prática educativa dos professores da escola de tempo integral; descrever as vivências cotidianas na prática educativa do professor no CETI e verificar os investimentos formativos vivenciados pelo professor dos CETI,s na perspectiva de favorecer uma educação integral em tempo integral. Utilizou-se a pesquisa narrativa apoiada pelo método autobiográfico, desenvolvida em dois CETIs, um que trabalha com os anos iniciais aos finais do ensino fundamental e um do ensino médio e a SEDUC, vinculados à rede de ensino pública estadual de Teresina Piauí. Este estudo envolve a participação de cinco (05) professores que atuam no CETI “A” e “B” e uma (01) gestora da SEDUC/PI, e o apoio dos autores Benjamin (1994); Bardin (2011) e Bauer (2002); Lüdke e campo teórico Cambi (1999); Comenius (2011); Paro (2009); Teixeira (1959, 1967); dentre outros. Os professores dos CETIs da rede estadual de Teresina-PI vivenciam precárias condições de trabalho, exaustiva jornada de trabalho, falta de investimento formativo e a prática educativa destes professores se desenvolve numa vertente paradigmática tradicional em contraposição aos princípios que caracterizam a educação integral, considerando o modo de planejamento, metodologias, avaliação da aprendizagem que se encaminham por ações mecanicistas, conservadoras e a abordagem das atividades desarticuladas com os princípios educativos definidos nos PPPs dos CETIs. Esta realidade exige mudanças políticas, estruturais e pedagógicas para ressignificar a proposta curricular e a prática educativa dos professores.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO