Banca de DEFESA: RAIMUNDA ALVES MELO

DATA: 25/11/2014
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: DIÁLOGO SOBRE A ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES AOS SABERES DA CULTURA CAMPONESA

PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Conhecimentos Escolares. Cultura Camponesa. Saberes Culturais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Nos últimos anos, o cenário educacional vem se reconfigurando pelo surgimento de novos sujeitos, demandas e propostas educacionais. Como reflexo destas mudanças, ampliam-se as discussões relativas à docência, ao conhecimento e à cultura, bem como a relação destes três componentes na garantia de condições capazes de assegurar a aprendizagem dos educandos e a formação para a cidadania. No cenário campesino, as discussões voltam-se cada vez mais para a necessidade de uma educação escolar que respeite, valorize e se aproprie dos saberes culturais dos estudantes como parte integrante do currículo, notadamente, da formação dos educandos. Partindo destas considerações, o presente estudo tem como discussão central o seguinte problema: quais articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa se realizam na prática de professores da escola do campo? O problema em questão, parte do pressuposto de que as escolas do campo estão inseridas em contextos diversificados onde a prática docente articula conhecimento escolar aos saberes da cultura camponesa, de modo a assegurar o direito de educandos no que concerne ao desenvolvimento de competências e habilidades, cada vez mais necessárias no cotidiano e no mundo contemporâneo. A pesquisa proposta tem como objetivo principal investigar as articulações entre conhecimentos escolares e saberes da cultura camponesa na prática de professores da escola do campo. Especificamente objetiva: caracterizar a prática de professores do campo que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º); identificar os saberes da cultura camponesa contemplados na prática de professores do campo e analisar como os saberes da cultura camponesa são articulados aos conhecimentos escolares na prática de professores da escola do campo. As discussões e categorias estão fundamentadas nos seguintes autores: sobre Educação do Campo: Arroyo (2005), Caldart (2005), ), Silva (2011),  Souza (2012). Sobre currículo: Arroyo (2013), Caldart (2005), Lima (2011), Moreira (2013). A cerca do conhecimento escolar: Brasil (2010), Santos (1995), Vasconcelos (2005). Sobre saberes da cultura camponesa: Araújo (2011), Candau (2002) e Tardin (2012), e finalmente sobre prática docente: Brito (2011), Freire (2013), Lima (2006, 2011), Molina e Jesus (2005), entre outros. O direcionamento metodológico inclui-se na vertente da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa tendo como referencial teórico Pinto (2008), Souza (2006), e outros. A produção dos dados foi realizada mediante o emprego dos dispositivos: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza (2004) e as Rodas de Conversas na perspectiva de Warschauer (2002) e Campos (2007). Os dados foram organizados em eixos categoriais e, em seguida analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Zabalza (2004). O campo de pesquisa foi a Unidade Escolar João Soares de Brito, pertencente ao Sistema Municipal Educação de Castelo do Piauí. Os sujeitos foram 7 (sete) professores que trabalham em turmas do 6º ao 9º ano com as disciplinas de: Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática. As narrativas dos interlocutores revelam que estes realizam a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa contribuindo para o fortalecimento da identidade coletiva dos educandos e para que estes percebam o campo de forma positiva. A articulação ocorre por meio de práticas docentes que ultrapassam os muros da sala de aula e da escola, interagindo com a comunidade e criando espaços de vivências políticas e experiências culturais dos sujeitos.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC