Banca de DEFESA: CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
DATA: 17/12/2014
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE MEDIANDO A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO ACERCA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES.

PALAVRAS-CHAVES:

Coordenador pedagógico. Significados e Sentidos. Trabalho. Formação Contínua. Psicologia Sócio-Histórica.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

A presente tese tem como gênese a necessidade compreender a dimensão subjetiva do trabalho de coordenador pedagógico em escolas públicas da rede estadual na cidade de Teresina (PI). Para isso, definimos como objetivo geral compreender as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos acerca do seu trabalho profissional identificando o seu potencial formativo. E como objetivos específicos: a) caracterizar a trabalho do coordenador pedagógico; b) identificar as ações do coordenador pedagógico com potencial formativo; c) analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação contínua; d) e, por fim, analisar as determinações objetivas e subjetivas que medeiam o processo de produção de significação sobre formação contínua. O planejamento e a realização da pesquisa tiveram com o fundamento os pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e das categorias da Psicologia Sócio - Histórica, entre as quais, destacamos: Atividade, Mediação, Historicidade, Pensamento e Linguagem e Sentido e Significado. Entendemos que tais categorias orientam nosso pensamento para compreender os coordenadores pedagógicos como profissionais reais que desenvolvem determinada atividade laboral mediada pelas condições objetivas e subjetivas. De acordo com a Psicologia Sócio - Histórica, significado e sentido compõem unidade dialética em que podem ser compreendidas como construção histórica e social resultante das condições reais em que a trabalho se realiza. No desenvolvimento da pesquisa empírica, selecionamos três coordenadoras pedagógicas, aplicamos questionário com o objetivo de caracterizar a escola em que cada coordenadora trabalha, realizamos entrevistas individuais e entrevistas reflexivas coletivas. A aplicação destes instrumentos possibilitou apreendermos os motivos que orientam o pensamento das coordenadoras pedagógicas  na realização de seu trabalho. Os dados produzidos foram analisados mediante o procedimento denominado  Núcleos de Significação que foi desenvolvido por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Este procedimento de análise de dados tem como objetivo apreender as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos acerca de  seu trabalho no contexto da escola pública do Estado do Piauí. As análises nos evidenciam três núcleos de significação: o primeiro em que discute as significações das coordenadoras pedagógicas sobre formação contínua, assim denominado: Formação Contínua: "dentro da escola a gente está constantemente em formação [...]a gente ver  muito o professor estar junto com o outro ali um repassando, trocando experiência[...]porque não adianta eu querer melhorar só o meu lado profissional se eu não melhoro meu lado pessoal;" O segundo núcleo discute o trabalho das coordenadoras pedagógicas, assim denominado: "A coordenação pedagógica é ... Tipo assim... é como se fosse um escravo"; o terceiro núcleo evidencia a dimensão afetiva que medeia o trabalho das coordenadoras pedagógicas, assim denominado: "O foco é a melhor aprendizagem do aluno, é a transformação do aluno... eles [os governantes] querem que a gente faça tudo... Mas estes arranjos que a gente faz, a agente resolve os problemas pontualmente, mas o problema maior não foi resolvido". As análises nos permitem compreender a relação dialética entre a subjetividade e a objetividade mediando o modo como o coordenador pedagógico significa seu trabalho do coordenador pedagógico.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO