Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 30/11/2012
LOCAL: Programa de Pós Graduação em Educação
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS

PALAVRAS-CHAVES:

Educação de jovens e adultos. Formação contínua. Implicações políticas e pedagogicas

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O trabalho de investigação que ora apresentamos tem como objeto de estudo a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e suas implicações políticas e pedagógicas. As discussões giram em torno do seguinte problema de pesquisa: Em que medida a formação contínua do professor da EJA contribui para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? Tendo como objetivo geral desse estudo analisar a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e sua contribuição para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa colaborativa com os aportes teóricos Magalhães (2006; 2009), Fiorentini (2004), Desgagné (1998), Ibiapina (2007), Ferreira (2007) e Moura (2006). Para coletar os dados foram utilizados o questionário, a entrevista, o diário de campo e os Círculos de Colaboração Reflexivos realizados com dezesseis profissionais dessa modalidade de ensino do município de Pedreiras/MA. Esses instrumentos estiveram sempre ligados ao propósito de captar os dados que respondessem as três questões norteadoras do estudo, quais sejam: Como o professor da EJA se percebe no cenário da formação contínua? Que implicações políticas e pedagógicas o professor enfrenta no contexto escolar relacionadas com sua formação? Que reflexo da formação contínua se materializa na prática do professor quanto ao enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? Essas dados foram organizados em categorias e analisados à luz da Análise de Discurso.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO