Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLI CLEMENTINO GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLI CLEMENTINO GONCALVES
DATA: 09/01/2015
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

AS ESCOLAS RURAIS NO PIAUÍ E A CONSTITUIÇÃO DO SEU PROFESSORADO: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA (1971-1989)

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores rurais. Experiência. Profissão docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Neste estudo em História da Educação analisamos a formação e a experiência de professores rurais na constituição da profissão docente no meio rural piauiense a partir das políticas traçadas socialmente no Brasil, nas décadas de 1970 e 1980, através da ação estatal e também da ação produzida pelos próprios professores no seu fazer docente, na experiência construída no cotidiano de trabalho. Em mapeamento dos estudos sobre a educação no meio rural piauiense evidenciamos que haviam lacunas na compreensão da profissão docente, mesmo considerando os trabalhos que discutem a escola e o professor leigo no meio rural tais como o de Sousa Sobrinho (1983), Rodrigues (1999, 2001), Franco (1999) e Cortez (2006), não encontramos produções que discutissem a profissão docente nas suas diferentes interfaces do fazer e fazer-se professor no meio rural na constituição de sua profissão, na interconexão entre as ações estatais, a profissão docente e os aspectos pessoais produzidos no período de 1970 a 1989 do Século XX. O Recorte Temporal inicial é a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº 5692 de 11 de agosto de 1971 que determina a formação inicial básica e passa a exigir esta formação para exercício do magistério. O recorte final é a extinção do Departamento de Educação Rural - DERU em 1989 na SEDUC, período também em que o rural e a educação no meio rural saem das prioridades da agenda pública como estabelecida até então. O recorte espacial é o Piauí. Indagamos sobre quais as condições de trabalho dos professores rurais? Quais as motivações para essa mobilização nacionalmente manifesta sobre o rural nas décadas de 1970 e 1980? Qual a situação da educação no meio rural nestas décadas? Quais os projetos em disputa sobre o rural nos anos de 1970 e1980? Qual o discurso governamental sobre o rural e as condições socioeconômicas do rural?Qual a lógica na deliberação estatal para a formação de professores para a atuação no campo? Selecionamos 5 municípios com maior e menor número de professores e escolas rurais no período de 1971 a 1989, como mais uma estratégia de aprofundar as discussões sobre a ação dos programas e projetos de educação no meio rural, privilegiando o diálogo com professores rurais. Para isto, dialogamos com 4 professores rurais em cada um dos municípios, tendo como critérios de escolha o período em que trabalhou em escolas rurais e a inserção ou não em programas de formação. Analisando o que é homogêneo e heterogêneo na ação docente no meio rural. A partir do estudo da produção acadêmica, das fontes documentais (legislações, mensagens governamentais, relatórios, diário oficial; ato de nomeação, de exoneração, folhas de pagamento, matérias jornalísticas e materiais produzidos pelas Secretarias estadual e municipais de educação) e da história oral produzida com professores rurais foi possível investigar a constituição da profissão docente no meio rural piauiense no período de 1970 a 1989. O referencial teórico adotado é a história social para analisar a história dos professores rurais piauienses no seu processo de fazer e fazer-se. A escolha pela história social em Edward Thompson, especialmente trabalhando com a categoria experiência entrelaçada com a categoria configuração social em Norbert Elias nos faz pensar no que somos, como o resultado de uma teia em que agimos e interagimos movidos por movimentos macros da sociedade, mas também por ações individuais e a partir disso alteramos o que poderia ser considerado uma determinação. A tese que se delineia neste estudo é a de que nas décadas de 1970 e 1980 ocorreu uma configuração de fatores que transformaram a profissão docente no meio rural piauiense, tendo como alterações a formação para atuação na escola rural, as formas de acessar a profissão a partir da produção de estatutos, da estruturação dos órgãos municipais de educação e da instituição de salários, alterando, o exercício docente e construindo a profissão.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA
Externo à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - UESPI