Banca de DEFESA: TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
DATA: 19/12/2014
LOCAL: Sala de defesa – PPGED
TÍTULO:

INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS – HISTÓRIA E MEMÓRIA: PRÁTICAS

EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PALAVRAS-CHAVES:

História da Educação. Formação. Práticas Educativas.

Instituições Educativas Confessionais. Habitus Religioso.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este estudo tem por objeto a história e memória das instituições escolares confessionais da cidade de Corrente (PI): Instituto Batista Correntino e Colégio Mercedário São José, inter-relacionadas às práticas educativas vivenciadas/socializadas nessas instituições por ex-alunos/ex-professores/ex-diretores dessas escolas, mediatizadas pelo habitus religioso. O recorte temporal está compreendido entre o início do século XX e a atualidade (1904-2013). Pauta-se no problema: como se configura a história das instituições educativas confessionais de Corrente (PI), articuladas às inter-relações das práticas educativas desenvolvidas na integração/apropriação – habitus religioso – nos alunos que as frequentam e particularmente nos alunos futuros professores? Objetiva (re)constituir o conhecimento histórico sobre as instituições educativas confessionais da cidade de Corrente (PI), nas interfaces e pontos de inflexão entre Educação, História e Religião. Intenta, na sequência, reconstituir, explicitar e justificar o significado da formação das protagonistas em sua inter-relação com o habitus religioso no contexto dessas práticas formativas e profissionais. Trata-se de pesquisa social de documentação direta e indireta, fundamentada em Lakatos; Marconi (1992); Richardson (1999) e outros. Orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História (BURKE, 1992; LE GOFF, 1998, 2003). Discute o processo de significação/fundamentação sobre a história da educação, práticas educativas, instituições escolares, habitus, com base em Bourdieu (1983, 1994, 1998, 2002), Magalhães (1996, 2004, 2005, 2007, 2008, 2010), Libâneo (1994,1999, 2012), Mialaret (1976), que corroboram o desenvolvimento de um conjunto epistêmico interdisciplinar. Conta com a colaboração de 2(duas) ex-alunas e ex-professoras das instituições investigadas, com suas histórias de vida; com 2 (dois) atuais diretores, 1(um) ex-aluno e 2 (duas) ex-alunas e ex-professoras, que por meio de entrevista oral contribuíram para a realização do cruzamento de dados orais e escritos (documentos, etc.). Apresenta análise de conteúdo (BARDIN, 2011) das informações produzidas na pesquisa, pelas histórias de vida e entrevista oral. As narrativas dos protagonistas (públicos), entre outros aspectos revelam: que eles próprios incorporam e são modelo daquilo que a tese proposta intenta demonstrar; sobre a importância dessas instituições em relação à dimensão econômica e sociocultural – principalmente pelo IBI/IBC; que as práticas educativas se apresentam diversificadas, mediadas/incorporadas pelo habitus religioso, consideradas pelos sujeitos investigados como propiciadoras de uma educação integral e voltada para a vida e que o habitus religioso, em seu processo de inculcação/apropriação/mediação das ações e inter-relações vem confirmando suas características de ser durável, mas também mutável. Não obstante as revelações elencadas , infere nesta reconstituição histórica proposta, que mesmo com a presença do habitus religioso, a catequese/evangelização não foi o principal objeto, nem o principal meio de formação nas instituições confessionais de Corrente (PI). Conclui que as instituições confessionais investigadas vêm historicamente propiciando uma formação moral, ética cristã e para vida – uma formação integral, confirmando, pois a declaração de Tese, referendando sua representatividade em relação à compreensão do conhecimento da história das instituições educativas no contexto em que estão inseridas.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - FSA
Externo à Instituição - JUSTINO PEREIRA DE MAGALHÃES - ULB