Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA BATISTA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA BATISTA CORREIA
DATA: 18/12/2012
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - Sala de Vídeo – CCE
TÍTULO:

O processo de identificação do estudante de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí com a profissão de psicólogo.

PALAVRAS-CHAVES:

Formação em Psicologia. Identidade. Sentidos e significados.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa originou-se de nossas vivências como psicóloga e professora substituta do curso de Psicologia da UESPI (Universidade Estadual do Piauí). Apresentamos como objetivo geral: investigar o processo de identificação do estudante de Psicologia da UESPI com a profissão de psicólogo mediante o resgate de suas vivências. E como objetivos específicos: compreender os sentidos e significados produzidos pelos estudantes sobre suas vivências na graduação e conhecer as expectativas do aluno em relação ao futuro profissional. Entendemos a importância da pesquisa para o Estado em virtude dos incipientes estudos na área e por acreditamos que possibilitará uma reflexão acerca da constituição da futura identidade profissional do psicólogo, considerando o estudo da identidade como uma questão social e política. Fundamentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos de Ciampa (1998, 2002, 2005) sobre a concepção psicossocial de identidade e na categoria teórica da Psicologia sócio-histórica sentido e significado de Vigotski (1998, 2010). Compreendemos que tais concepções entendem que a as identidades refletem a estrutura social ao tempo em que reagem sobre esta, em um processo dialético. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa e utilizou como instrumento para produção dos dados a entrevista narrativa realizada com uma aluna do nono período regularmente matriculada que apresentou interesse e disponibilidade em participar. Os dados são analisados mediante os Núcleos de Significação, uma proposta baseada na abordagem sócio-histórica de Aguiar e Ozella (2006) e Aguiar (2009) que está possibilitando compreender que o processo de identificação do estudante de Psicologia é mediado por múltiplas determinações.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo ao Programa - 3302058 - ROSA MARIA DE ALMEIDA MACEDO
Externo à Instituição - PERISSON DANTAS DO NASCIMENTO - UESPI