Banca de DEFESA: ANTONIA FLAVIA MORAES DA COSTA

DATA: 27/02/2015
LOCAL: Sala 03 PPGED/CCE
TÍTULO:

A  prática do Coordenador pedagógico no contexto da Escola de Tempo Integral: desafios da   Educação Integral e integrada.

PALAVRAS-CHAVES:

Coordenador pedagógico. Educação Integral. Escola de Tempo Integral.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

Desde a instituição do curso de Pedagogia no Brasil, ou seja, em 1939, existe uma variedade de questionamentos sobre o papel do pedagogo na escola que culminaram em várias alterações legais e curriculares realizadas no âmbito da profissão. Quase um século depois, estes questionamentos persistem tornando imprescindível indagarmos acerca do papel do pedagogo, focalizando-o nos lócus da Escola de Tempo Integral, uma vez que a mesma se constitui na atualidade como uma política de educação para todos e com todos. A escolha desse tema partiu das inquietações geradas a partir de visitas feitas enquanto membro do OBEDUC (Observatório da Educação) a Escolas de Tempo Integral, onde percebemos as variadas tarefas desenvolvidas pelas coordenadoras pedagógicas dessas escolas. O estudo objetiva analisar a prática do pedagogo que atua na escola pública de tempo integral, identificando suas atribuições para uma educação integral e integradora, situando a função específica deste profissional no contexto escolar. Para nos aprofundarmos sobre o pedagogo e seu papel nos fundamentamos em Brzezinski (2012), Libaneo (2013), Silva (2006), entre outros. Para tratarmos da Escola de Tempo Integral definimos como aporte teórico autores como Freire (1996), Teixeira (1999), Gadotti (2009), Azevedo (2010), Moll (2012), dentre outros. Diante da complexidade do objeto de estudo a pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem etnonometodologica tomando como base os estudos de Coullon (1995) sobre a concepção de membro, e ator social para compreendermos o papel do coordenador pedagógico como alguém desenvolve seu fazer objetivando a construção social de todos que fazem parte da Escola de Tempo Integral. Assim, as técnicas de coleta de dados serão a observação e a entrevista.  As colaboradoras de nossa pesquisa serão duas coordenadoras pedagógicas que trabalham em Escola de Tempo Integral da rede estadual de ensino de Teresina- PI. Para análise dos dados tomaremos como subsidio teóricos os ensinamentos Bardin (2009) sobre a analise de discurso. Os resultados contribuirão para ampliar as reflexões acerca do pedagogo e sua atuação no âmbito escolar na perspectiva da educação integral, assim como desvelar a realidade da escola de tempo integral em Teresina.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE