Banca de DEFESA: FRANCISCO ANTONIO MACHADO ARAUJO

TÍTULO:

EDUCAÇÃO.COM TECNOLOGIA: DA FUNÇÃO SOCIAL ÀS MOTIVAÇÕES DO PROFESSOR AS TIC'S

PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Sócio-Histórica. Significado e Sentido. Trabalho Docente. Tecnologia Educacional.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O presente trabalho é resultado de uma investigação que tem o objetivo geral de investigar os significados e os sentidos que o professor constitui sobre o trabalho docente mediado pelas tecnologias educacionais. Os objetivos específicos estão organizados da seguinte forma: a) Identificar as tecnologias educacionais que têm mediado o desenvolvimento do trabalho docente; b) Apreender as transformações provocadas pelas tecnologias educacionais no processo de trabalho do professor; c) Compreender as motivações do professor que utiliza as tecnologias educacionais no seu trabalho docente para além das exigências escolares. Essa investigação está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, especialmente em Vigotski (1999; 2000; 2010a; 2010b), Leontiev (2006), Luria (1986; 1999), no conceito de Tecnologia Educacional de Litwin (1997) e Sancho (1998); de Trabalho em Marx (1975; 1983; 1985; 2002), Engels (1986), Marx e Engels (1993) e de Trabalho Docente em Saviani (1994). Os procedimentos metodológicos empregados foram a Entrevista Reflexiva (SZYMANSKI 2000) com um professor de História do ensino médio da rede privada para produzir os dados e a proposta dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2013) para analisá-los. Os resultados da investigação apontam que o professor não apenas faz uso, mas também constitui tecnologias educacionais para mediar o seu trabalho docente. As principais tecnologias educacionais que têm mediado o trabalho docente foram a produção de roteiros de atividades, softwares para produção de provas, jogos e envio de trabalhos, e-mail, o blog, dentre outros. Para o professor investigado, além do estreitamento das relações com seus alunos, as tecnologias educacionais permitiram melhorias no seu desenvolvimento cognitivo a partir da atividade de pesquisa pela internet, proporcionaram novas possibilidades de situações de ensino e aprendizagem, mas também a sobrecarga do trabalho docente. Neste aspecto, o aumento do trabalho docente é entendido pelo professor investigado, como fator de resistência que orienta muitos professores a não fazerem uso das tecnologias educacionais para além das exigências escolares. Sobre as motivações do professor para fazer uso das tecnologias educacionais no seu trabalho docente, o mesmo ressalta sua identificação e a dos alunos e com o uso das ferramentas, a constituição do blog como tecnologia educacional que auxilia nas suas atividades de sala de aula, dá maior visibilidade ao seu trabalho docente, o que lhe permite uma renda extra. O professor revela também que sua formação para o uso das tecnologias educacionais foi permeada pelo autodidatismo, o que, segundo ele, ocorre com a maioria dos professores que usa as tecnologias educacionais, em virtude de muitas escolas não oferecerem esse tipo de formação, e quando oferecem é caracterizada apenas pelo instrumentalismo. A discussão das zonas de sentido produzidas pelo professor sobre o uso das tecnologias educacionais, em especial, no seu trabalho de professor tem revelado que o mesmo não diferencia o trabalho docente da prática de ensino e que a tecnologia educacional ainda é compreendida por professores e escolas apenas pelo seu caráter instrumental, a despeito dele informar que o uso das tecnologias tem mediado o seu desenvolvimento cognitivo.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Externo à Instituição - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN