Banca de DEFESA: SIDCLAY FERREIRA MAIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDCLAY FERREIRA MAIA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

Aprendizagens docentes no ensino superior: narrativas de professoras de Língua Inglesa

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Aprendizagens Docentes. Prática Educativa. Ensino Superior. Professores de Língua Inglesa. Narrativas.

ÁREA: Educação

Os estudos e a discussão acerca da formação e, principalmente, da prática educativa do professor, em especial os relacionados ao ensino superior, apontam para a necessidade de seu redirecionamento na perspectiva de superação da racionalidade técnica bem como no sentido de articular teoria e prática, compreendendo que a prática educativa docente requer articulação entre as dimensões humana, técnica, social e ética. Convicto da importância desta temática, considerando a vivência como professor, o objeto de estudo eleito configura-se nas aprendizagens docentes de professoras do Curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí. O estudo é orientado pela questão problema: que aprendizagens docentes são construídas por professores de Inglês da Universidade Federal do Piauí na perspectiva do redimensionamento da prática educativa? Para responder à questão de pesquisa, estabelece-se como objetivo geral: Investigar a construção das aprendizagens docentes de professoras do Curso de Letras Inglês da UFPI, na perspectiva de redimensionamento da prática educativa. A partir deste objetivo delineamos como objetivos específicos: 1) Identificar aprendizagens docentes construídas por professoras do Curso de Licenciatura em Letras Inglês no contexto da prática educativa; 2) Caracterizar o redimensionamento da prática educativa a partir das aprendizagens docentes; 3) Analisar as aprendizagens docentes como fonte de autoformação e de reflexão sobre a prática educativa. Para embasamento teórico, a pesquisa fundamenta-se em autores como: Brito (2011), Celani (2004), Clandinin e Connely (2000) (2004), Garcia (1999), Josso (2004), Leffa (2007), Mizukami (2002), Nóvoa (1992) (2002), Paiva (2003), Pimenta e Anastasiuou (2005), Souza (2001), dentre outros. Adotou-se como opção metodológica a pesquisa narrativa, com utilização de Entrevistas Narrativas e Cartas Pedagógicas como técnicas de produção de dados. As interlocutoras do estudo são três professoras efetivas do Curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portela, na cidade de Teresina-PI. Os eixos temáticos de análise são: 1) Professor de inglês no ensino superior; 2) Aprendizagens docentes construídas na prática educativa; 3) Aprendizagens docentes e o redimensionamento da prática educativa; 4) Aprendizagens docentes como fonte de autoformação e reflexão sobre a prática educativa. Cada um dos eixos temáticos possui dois indicadores de análise. No plano de análise dos dados, recorre-se à análise do conteúdo proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). A análise das narrativas evidencia que a prática educativa das professoras está marcada pela reflexão e que as aprendizagens docentes oscilam em movimentos de criação e de reprodução, indicando que o aprender a docência acontece na relação entre o fazer cotidiano e as relações que as professoras buscam estabelecer com seus pares.

Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA