Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FERREIRA DE SOUSA
DATA: 18/12/2012
LOCAL: Sala de vídeo do CCE
TÍTULO:

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O FAZER DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA

PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da aprendizagem; Educação Infantil; Prática pedagógica.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem no contexto Educação Infantil. O objetivo é analisar como os professores da educação infantil, da rede municipal de ensino de Teresina, realizam a avaliação da aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento da criança nesta etapa da educação. Especificamente, pretende descrever a prática avaliativa desses professores, identificando os instrumentos utilizados no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil.  A intenção é, também, caracterizar a proposta de avaliação da escola tomando como base os Referenciais Curriculares da Educação Infantil do Município de Teresina.  O  aporte teórico aborda a Educação Infantil,  focalizando o desenvolvimento e a aprendizagem (FONTANA; CRUZ, 1997; DE LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992; VYGOTSKY, 1998; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999) e  a prática avaliativa (SAUL, 1995; PERRENOUD, 1999; HOFFMANN, 2002; SILVA, 2010). Trata-se de investigação de natureza qualitativa-exploratória, tipo estudo de caso, na qual utilizamos as técnicas da entrevista e a observação participante (MINAYO, 1994; OLIVEIRA, 2007). Os sujeitos foram três professores  efetivos que trabalham no segundo período da Educação Infantil, em Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina. A análise e interpretação dos dados foram efetivadas com o apoio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), para auxiliar na classificação dos elementos identificados e no reconhecimento da relação entre eles.  Os resultados incidirão sobre a reflexão da relevância da avaliação como instrumento de melhoria de práticas de ensino na educação infantil e, consequentemente do desenvolvimento da criança em sua integralidade.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA