• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON ALMEIDA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON ALMEIDA ROCHA
DATA: 13/12/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Sala
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DOS ALCALÓIDES PILOSINA, EPIISOPILOSINA, MACAUBINA E ISOPILOSINA DE JABORANDI (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew).

 


PALAVRAS-CHAVES:

Pilocarpus microphyllus, ISSR, atividade antibacteriana


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew., conhecida popularmente como jaborandi, caracteriza-se pelo hábito arbustivo, folhas compostas e flores pequenas arranjadas em racemos. A planta é originária do norte e nordeste do Brasil, ocorrendo a leste do estado do Pará, oeste e norte do Maranhão e norte do Piauí. Trata-se de uma espécie de grande interesse econômico, da qual é extraído o seu principal alcaloide, pilocarpina, utilizado no tratamento da xerostomia e glaucoma. Embora bastante utilizada na indústria, pouco se sabe sobre a diversidade genética desta espécie em seu habitat natural. Além disso, outros alcalóides como pilosina, isopilosina, epiisopilosina e macaubina, também presentes no jaborandi, tem sido purificados, mas com poucas propriedades farmacológicas descritas. Objetivou-se, realizar estudo de diversidade genética de populações de jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew) em seu habitat natural e avaliar a atividade antibacteriana dos alcalóides pilosina, isopilosina, epiisopilosina e macaubina. Para as análises foram coletadas o total de 125 indivíduos em cinco populações. Foram testados 48 primers e cinco (UBC 807, UBC 810, UBC 812, UBC 825 e UBC 856) utilizados no estudo de variabilidade genética. Os dados populacionais foram analisados, através de métodos Bayesianos (Structure), de Componentes Principais (PCO) e agrupamento da PCO (PCO-MC) para os dados genéticos. Para a atividade antibacteriana dos alcalóides utilizou-se a técnica de concentração inibitória mínima (CIM), foram avaliados as concentrações de 800µg a 100 µg contras 3 linhagens bacterianas Gram-negativas e 3 Gram-positivas. Foram reconhecidos quatro grupos genéticos, assim formados: Luzilândia (PI), Parauapebas (PA), Mata Roma (MA) e Tabuleiros Litorâneos e Matias Olimpio, ambos no Piaui. A população que apresentou maior diversidade interpopulacional foi a dos Tabuleiros Litorâneos (>85.08%) e a de menor diversidade foi a de Luzilândia (42%). Quanto a atividade antibacteriana, os alcaloides pilosina e epiisopilosina apresentaram CIM de 800µg, principalmente contra bactérias Gram-positivas, sendo pouco ativas, já os alcaloides isopilosina e macaubina foram inativos até esta concentração.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - JEAN CARLOS GOMES PAIVA - UFC
Externo à Instituição - SIMON JOSEPH MAYO - UOR
Notícia cadastrada em: 12/12/2012 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 22:24