• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: NAYLLA VERAS DE MORAES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYLLA VERAS DE MORAES OLIVEIRA
DATA: 01/03/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões/ CMRV
TÍTULO: EFEITO PROTETOR DE PROTEÍNAS DO LÁTEX DE Plumeria pudica (JACQ., 1760) NA COLITE INDUZIDA POR ÁCIDO ACÉTICO
PALAVRAS-CHAVES: Proteína laticíferas. Inflamação. Colite ulcerativa. Estresse oxidativo.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Introdução: Estudos recentes demonstraram que uma fração proteica obtida a partir de látex de P. pudica (PLPp) possui efeitos anti-inflamatórios, antinociceptivos e antidiarreicos. A colite ulcerativa é uma doença de origem inflamatória que afeta a mucosa e a submucosa do cólon e do reto, caracterizada por úlceras na mucosa intestinal. Assim, com base em propriedades farmacológicas detectadas em PLPp, este estudo tem por objetivo avaliar o efeito protetor desta fração proteica na colite induzida por ácido acético em camundongos. Métodos: Camundongos machos (Mus musculus, 25-30g) foram divididos em 5 grupos: grupo ácido acético (AA), grupo salina (SAL) e grupos PLPp 10, 20 e 40 mg/kg, cada um com 5-7 animais. Em seguida, foram deixados em jejum por 16h antes do experimento. Ao final das 16hs, os animais dos grupos AA, PLPp 10, 20 e 40mg/kg, receberam via intrarretal 200 μl de solução de ácido acético a 6%, para a indução da colite, e o grupo SAL, recebeu 200µl de solução salina 0,9%. Os animais foram tratados com PLPp (10, 20 ou 40 mg/kg i.p.) 1 hora antes e 17 horas após a injeção de ácido acético. Uma hora depois do segundo tratamento com PLPp, os animais foram eutanasiados e a porção do cólon distal foi retirada para avaliação de escores macroscópicos e microscópicos de lesão, análise de peso úmido, atividade da mieloperoxidase (MPO), níveis de glutationa (GSH), concentração de malonialdeído (MDA) e níveis de IL-β. Resultados: O tratamento dos animais com PLPp 40mg/kg diminui de forma significativa o peso úmido do cólon dos animais quando comparado ao grupo AA, no entanto, PLPp 10 e 20mg/kg não foram capazes. Apenas PLPp 40 mg/kg foi capaz de reduzir significativamente os escores macroscópicos e de lesão quando comparados com os animais que receberam apenas AA. Na análise microscópica, PLPp 40mg/kg impediu a depleção de células caliciformes significativamente, quando comparado com o grupo AA. Além disso, as diferentes doses de PLPp também foram capazes de reduzir significativamente a atividade MPO em comparação com o grupo AA. Entre as doses de PLPp, apenas a dose de 40mg/kg foi capaz de promover uma redução significativa nos níveis de MDA e evitar o consumo de GSH de modo significativo, quando comparado ao grupo não tratado. Também foi observado que PLPp 40mg/kg reduziu os níveis da citocina IL-1β no cólon dos animais. Conclusões: Estes resultados sugerem que PLPp apresentou efeito protetor contra danos intestinais induzidos pelo ácido acético, uma vez que houve redução da lesão macroscópica, microscópica e do peso úmido. PLPp também diminuiu parâmetros inflamatórios, observados pela redução da infiltração de neutrófilos e da citocina pró-inflamatória IL-1β e de marcadores de estresse oxidativo no local da lesão.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1690196 - ANDRE LUIZ DOS REIS BARBOSA
Presidente - 1789383 - JEFFERSON SOARES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1637767 - MARCELO DE CARVALHO FILGUEIRAS
Notícia cadastrada em: 15/02/2018 11:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 13:41