Banca de DEFESA: THALYS BENTO DE MORAIS ARAUJO

DISCENTE: THALYS BENTO DE MORAIS ARAUJO
DATA: 20/04/2021
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PARNAÍBA (Remoto)
TÍTULO: O POLIMORFISMO COMT VAL158MET PROMOVE DIFERENÇAS NA TEMPORIZAÇÃO DE INTERVALOS LONGOS DURANTE A TAREFA DE REPRODUÇÃO DO TEMPO
PALAVRAS-CHAVES: Percepção do tempo; Reprodução do tempo; Gene COMT
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

Introdução: A capacidade do ser humano em perceber o tempo é tratada como uma função estável, no entanto, influenciada por fatores neuroquímicos, em particular a mediação dopaminérgica. Objetivo: O presente estudo visa analisar as diferenças na percepção da tarefa de reprodução do tempo com base nos genótipos do polimorfismo genético COMT Val158Met. Material e métodos: Cento e quinze homens destros (18-32 anos), discentes universitários, pertencentes a uma população do nordeste brasileiro tiveram a genotipagem por PCR-RFLP para o polimorfismo COMTVal158Met e posteriormente foram realizadas as análises do desempenho da tarefa de reprodução do tempo. Resultados: Uma two-way mixed factorial ANOVA para o erro absoluto demonstrou interação entre o fator genótipo COMT Val158Met e fator intervalos de tempo (p<0,05). No intervalo de 9s a variável comportamental com base na estabilidade funcional da enzima COMT modificou o desempenho na execução da tarefa, e assim, evidenciamos uma super-reprodução do intervalo de tempo (p<0,05) para os genótipos Val/Val em relação aos genótipos Val/Met e Met/Met, apresentando uma maior predisposição para erro em tarefas de reprodução o tempo. Conclusão: As habilidades de tempo em humanos variam amplamente, embora a atenção e a excitação possam ser parcialmente responsáveis por essa variabilidade, nossos resultados revelam que as diferenças individuais no tempo são em parte determinadas pelo genótipo, com uma maior probabilidade para intervalos longos.

Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Interno - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Notícia cadastrada em: 22/03/2021 15:06