• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA GOMES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERONICA GOMES OLIVEIRA
DATA: 09/12/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 351 - PPGANT/CCHL
TÍTULO: A MEDIAÇÃO JUDICIAL DE CONFLITOS FAMILIARES: discursos e prática no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Teresina - PI.
PALAVRAS-CHAVES: Conflito. Conflito Familiar. Resolução de conflitos. Mediação de Conflitos. Mediação Familiar Judicial.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

O presente estudo analisa a resolução de conflitos familiares por meio da mediação judicial a partir da percepção dos principais envolvidos: mediadores (as), mediados e juízes das varas de família da cidade de Teresina-PI. A mediação familiar judicial é apresentada como um procedimento utilizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC no Tribunal de Justiça do Piauí, A pesquisa se utiliza da metodologia qualitativa com emprego da observação não participante e entrevistas semiestruturadas. O embasamento teórico baseia-se em autores como: Simmel, Antonny Giddens, Boaventura de Sousa Santos, Spengler e Morais que embasam as categorias de conflito, família e acesso à justiça. Na teoria do discurso adotamos os conceitos de discurso de Orlandi e Fairclough. Na teoria da comunicação racional de Habermas o agir comunicativo e o uso da comunicação não verbal foram apresentados como métodos utilizados pelos (as) mediadores (as) no restabelecimento do diálogo entre as partes. Considera-se mediação de conflitos um procedimento que pode ser aplicado a quase todos os tipos de conflitos, constituindo-se num meio desburocratizado e consensual da retomada de diálogos, em que um terceiro é chamado para acompanhar as partes até a chegada de uma resolução conflitual podendo ser manifestada ou não através de um acordo. Para tanto, a linguagem consiste na principal ferramenta utilizada pelos (as) mediadores (as), pois por meio de uma comunicação conciliatória, empática e transformadora é que se torna possível compreender os interesses explícitos e implícitos e conduzir a transformação da percepção do conflito de fenômeno negativo a fator positivo na vida dos mediados. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar os discursos e a prática deste procedimento sob a percepção dos sujeitos da pesquisa. Os resultados ainda não foram sistematizados. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Interno - 1581663 - MARIA SUELI RODRIGUES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 25/11/2016 11:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 22:20