• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 19:00. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

LIVE - O IMPACTO DA COVID-19 NOS POVOS INDÍGENAS PIAUIENSES.

LIVE - O IMPACTO DA COVID-19 NOS POVOS INDÍGENAS PIAUIENSES.
 
O impacto da Covid-19 nos povos indígenas piauienses
A pandemia da doença provocada pelo novo Coronavírus tem servido para mostrar a persistência de alguns problemas estruturais no País, agravando a situação de desassistência para diferentes parcelas da população brasileira. Dentre estas estão os povos indígenas que se destacam entre os mais vulneráveis, dadas as suas condições socioeconômicas e ambientais, bem como pelas particularidades culturais de cada grupo étnico. Condições específicas de existência afetam essas populações, como a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, em alguns casos pela distância geográfica, em outros casos pela indisponibilidade ou insuficiência de equipes de saúde nos locais ocupados por elas ou mesmo pela dificuldade de fazer valer o direito constitucional dos indígenas à saúde diferenciada. Estas e outras características fazem dos indígenas um grupo de risco que nem sempre tem recebido a atenção necessária por parte dos órgãos de governo. É pensando neste conjunto de problemas que iremos debater a respeito da questão dos indígenas no Piauí em face das dificuldades de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Neste caso, as dificuldades de assistência à saúde estão relacionados ainda à situação de invisibilidade vivenciada por estes povos, situação que se torna mais dramática em um contexto político de ataques sistemáticos aos direitos dos povos indígenas.
 
Atenciosamente
Notícia cadastrada em: 02/06/2020 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 06/08/2020 18:48