Banca de DEFESA: LORRAN ANDRE MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORRAN ANDRE MORAES
DATA: 22/03/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO PRODEMA/UFPI (TROPEN)
TÍTULO: Composição florística e estrutura do estrato herbáceo-subarbustivo na mata ciliar e nos depósitos fluviais em um trecho no rio Parnaíba: um olhar socioambiental
PALAVRAS-CHAVES: Aspectos socioambientais. Diversidade vegetal. Fitossociologia de herbáceassubarbustivas. Flora. Impactos antrópicos. Mata riparia.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

As matas ciliares nas áreas de Preservação Permanente (APPs), juntamente com os depósitos fluviais são subambientes naturais com dinâmica própria que apresentam grande diversidade ambiental, que desempenham e fornecem diferentes funções, bens e serviços ambientais no ecossistema. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a composição florística da vegetação herbácea e lenhosa, a estrutura do estrato herbáceo-subarbustivo, bem como os tipos de uso/ocupação e as percepções ambientais dos usuários e ocupantes quanto aos principais benefícios e interferências antrópicas na mata ciliar e nos depósitos fluviais do rio Parnaíba no trecho urbano entre Teresina (Piauí) e Timon (Maranhão), região Meio Norte do Brasil. A metodologia da pesquisa foi realizada em quatro etapas: levantamento florístico, análise fitossociológico do componente herbáceo-subarbustivo e entrevistas semiestruturadas com auxílio de formulário padronizado junto a 62 entrevistados, além de conversas informais e observações direta. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/CONEP e SisGen. O material botânico será incorporado ao acervo do Herbário Graziela Barroso (TEPB) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Constatou-se no levantamento florístico na mata ciliar e nos depósitos fluviais do rio Parnaíba a ocorrência de 360 espécies, pertencentes a 278 gêneros e 90 famílias, sendo o primeiro inventário florístico de plantas vasculares em mata ciliar do rio Parnaíba. Ressalta-se ainda, o registro de 68 espécies como novas ocorrências à flora da região do Meio Norte, sendo Aristolochia bahiensis F.González uma recente publicação para o Maranhão. Na análise fitossociológica do componente herbáceo-subarbustivo nos dois depósitos fluviais (DF) foram identificadas 46 espécies, distribuídas em 39 gêneros, correspondendo a 27 famílias. Os resultados apontam que as espécies da comunidade de pioneiros que cresce nos DFs possuem alto potencial de recomposição mesmo após um distúrbio ambiental (inundação), e que provavelmente o tamanho do DF, as formas de vida e os mecanismos de dispersão de diásporos por autocoria, tem influência direta na restauração da riqueza e diversidade das espécies herbácea-subarbustiva. A análise da percepção ambiental evidenciou que os entrevistados conhecem, usam e/ou ocupam os depósitos fluviais do rio Parnaíba há décadas e que as práticas de usos/ocupação estão relacionadas as atividades de subsistência das populações, ao lazer, diversão, esporte, entre outros. Os entrevistados consideram ainda o local de grande importância socioambiental, que prestam e/ou oferecem benefícios e serviços ecossistêmicos essenciais, contudo declaram que a ação humana pelo uso/ocupação contribui para gerar problemas e impactos ambientais insustentáveis, colaborando para a diminuição e a ameaça da biodiversidade vegetal. Em conclusão, destaca-se, que a área de estudo possui elevada diversidade vegetal e importância socioambiental demonstrando a necessidade de estudos científicos e reforçando a primordialidade de conservação desse local, frente aos problemas ambientais identificados, incluindo ações de estratégias de educação ambiental, elaboração de políticas públicas ambientais locais, bem como futuros projetos de restauração e recuperação da vegetação desse trecho do rio Parnaíba.

Presidente - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - KELLY POLYANA PEREIRA DOS SANTOS - UESPI
Interno - 1167785 - ROSELI FARIAS MELO DE BARROS