Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA MARIA FERREIRA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA MARIA FERREIRA MENDES
DATA: 18/09/2018
LOCAL: sala de aula da pos graduação em enfermagem
TÍTULO: CONHECIMENTO E PRÁTICA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Programa Saúde na Escola (PSE); Saúde Bucal; Serviços de Saúde Escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O Programa Saúde na Escola (PSE) propõe uma nova abordagem da política de educação em saúde. Entre as ações coletivas executadas no âmbito do PSE estão as de saúde bucal. Na literatura pesquisada, até o momento, não existem publicações na área de saúde bucal sobre as ações do PSE e o impacto do investimento nesse setor. O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento e prática dos cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família no Programa Saúde na Escola. Será realizado estudo transversal incluindo Cirurgiões Dentistas (CD), que atuam no serviço público da Estratégia Saúde da Família (ESF) da rede municipal de saúde de Teresina, Piauí. Os dados serão coletados no período de outubro a dezembro de 2018. A ferramenta utilizada para coleta de dados será um questionário autoaplicável, enviado aos cirurgiões-dentistas pelo aplicativo WhatsApp®. A estrutura do questionário será baseada em pesquisas da literatura e adaptada aos objetivos do estudo, composto por 19 questões, das quais 10 serão pré-codificadas e noce de arquivo aberto. Inicialmente, serão coletados dados sócio demográficos e em seguida questões relacionadas a atuação dos CD no PSE. Os dados serão transferidos para o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®, versão 20.0). As variáveis com valor de p<0,05 permanecerão no modelo final. A magnitude da associação será avaliada pela razão de prevalência não ajustada e ajustada (RP) e intervalos de confiança (IC 95%). O estudo evidencia a importância das ações desenvolvidas de forma intersetorial entre escola e Unidade de Saúde e auxilia nas atividades de saúde bucal desenvolvidas para que sejam efetivas de acordo com a realidade do município.

Externo ao Programa - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Externo à Instituição - FABRICIO IBIAPINA TAPETY - UNINOVAFAPI
Interno - 2059016 - JAQUELINE CARVALHO E SILVA SALES
Presidente - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA