Banca de DEFESA: ROSANGELA FEITOSA DE FRANCA

DISCENTE: ROSANGELA FEITOSA DE FRANCA
DATA: 05/09/2018
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: GESTÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA: ANALISANDO O COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO (CTF/UFPI)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Gestão Democrática. Políticas Públicas. Educação Profissional e Tecnológica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão pública democrática, seus impactos e suas contribuições para as políticas públicas educacionais. E, de forma mais específica, analisar o modelo de gestão praticada pelo Colégio Técnico de Floriano (CTF); identificar as políticas públicas educacionais implementadas no CTF no período de 2007 a 2017; diagnosticar, junto aos gestores públicos educacionais, as concepções de gestão democrática e participativa; fazer uma relação entre gestão democrática participativa e o processo de implementação das políticas educacionais do CTF nos últimos dez anos. A pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa, por meio do método de investigação do estudo de caso realizado no CTF, utilizando as técnicas de análise documental, do tipo análise do discurso, além de entrevistas semiestruturadas, cuja amostra foi composta por vinte entrevistados, dentre eles, gestores em exercício anteriores e vigente, bem como os demais integrantes do Conselho Administrativo Pedagógico (CAP) representado por membros e não membros do CAP nos três segmentos: docente, técnico e discente. Os relatos dos entrevistados foram gravados, transcritos e inseridos no software IRAMUTEQ, que é um programa de análise textual que processou os dados e as análises obtidas foram comparadas e confrontadas ao referencial teórico. Como resultados, a gestão do CTF apresentou aspectos de uma gestão democrática e participativa, pois foram respondidas de forma positiva as questões consideradas pela literatura especializada (ANDRADE, 2006; PARO, 2006; LÜCK, 2009; WERLE, 2003) como inerentes e essenciais a uma gestão democrática e participativa. Questões sobre a participação efetiva da comunidade escolar na tomada de decisão, principalmente no que se refere às políticas educacionais implementadas; sobre a operacionalização da gestão democrática por meio da participação dos diversos segmentos representativos da escola no modelo decisório por colegiado, que concede um caráter democrático à escola. Além das respostas positivas obtidas nas entrevistas, onde 60% dos entrevistados disseram considerar a gestão do CTF democrática e participativa. Apesar de também serem identificados pontos negativos quanto à falta de publicização e transparência na divulgação dos resultados das decisões do conselho, percebeu-se que o CTF caminha rumo à um modelo de gestão democrática participativa.

Interno - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Externo ao Programa - 1715497 - ROMINA JULIETA SANCHEZ PARADIZO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 11:23