Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO PIRES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO PIRES DO NASCIMENTO
DATA: 25/03/2019
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - SALA DE TELECOFERÊNCIA 03
TÍTULO: AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS SOB A ÓTICA DOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DO PROGRAMA REHUF NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Contratações Públicas; Hospitais Universitários Federais; Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - REHUF.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As Contratações públicas constituem-se uma das áreas mais sensíveis e importantes da atividade logística que movimenta a Administração Pública. A atividade de compras públicas, no Brasil, passa por um momento de transformação e de consolidação de um novo paradigma, tornando-se imprescindível aos gestores compreender e discutir os processos das compras públicas para além de um simples procedimento administrativo e operacional, mas adotar iniciativas de mudança no sistema de compras públicas para buscar mais agilidade, eficiência e transparência no trato com o dinheiro público. Nesse sentido, as contratações públicas, em regra, realizadas por licitações públicas, além de instrumento de implementação de políticas públicas, servem de meio de controle de metas e de objetivos das políticas aplicadas, perfazendo parte do processo de avaliação das políticas públicas, permite verificar os reflexos não previstos inicialmente e redirecioná-los, caso necessário, para o atingimento do interesse público. Para tanto, o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF visa a revitalização estrutural e de pessoal, proporcionando condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais desempenhem suas funções nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde, tornando-se centros de referência em saúde no atendimento de alta complexidade. Para cumprir estes objetivos o programa necessita da realização dos processos de contratações de bens, serviços e obras, mediante procedimento licitatório, que deve ser obedecido a fim de que seja selecionada a proposta mais vantajosa para a Administração Pública. Desse modo, pontua-se a necessidade de analisar as compras governamentais realizadas no Hospital Universitários da Universidade Federal do Piauí – UFPI, com o objetivo de compreender como se definem essas atividades no tocante aos objetivos e diretrizes estabelecidos pelo Programa REHUF. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa. Pretende-se dessa forma contribuir para o entendimento de mudanças estratégicas na gestão dos hospitais universitários federais.

Externo ao Programa - 6654838 - JOSE MIGUEL LUZ PARENTE
Interno - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 10:45