Entende-se que as políticas públicas são formuladas por autoridades do governo federal na tentativa de resolver problemas públicos, buscando o equilíbrio nas heterogeneidades sociais. Sob essa ótica, esta pesquisa direciona seu olhar para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, política pública educacional criada para a ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional, como meio de garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola. Este estudo buscará responder as seguintes problemáticas: os cursos do Pronatec contribuem para a empregabilidade de egressos concludentes? e a qualificação profissional via Pronatec proporciona alguma mudança na vida desses egressos? Desse modo, tem por hipótese que a formação profissional auxilia na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Logo, enfocará a etapa da avaliação de políticas públicas, por ser uma das etapas menos exploradas em estudos existentes, porém, imprescindível como meio de prover a administração pública de instrumentos para a tomada de decisão, possibilitando maior eficiência à execução de políticas públicas educacionais. Diante do exposto, tem como objetivo principal avaliar o impacto do Pronatec sobre o público-alvo, usando o IFPI Campus Teresina Central como estudo de caso. E como objetivos secundários: a) investigar a relação da Formação Inicial e Continuada dos cursos do Pronatec no IFPI Campus Teresina Central e a empregabilidade de cidadãos em situação de vulnerabilidade social; b) analisar a percepção dos alunos egressos do Programa quanto à efetividade da relação formação/empregabilidade e correspondência ao curso concluído pelo Programa; c) apontar os desafios no processo de formação profissional vivenciados pelos alunos egressos concludentes do Pronatec no IFPI. Para operacionaliza-los, esta dissertação se beneficiará de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de entrevistas em profundidade, individuais aplicadas de forma presencial, e análise documental, do tipo análise de discurso para a coleta e tratamento dos dados. Classificam-se como sujeitos deste estudo, os egressos concludentes do programa no período de 2015.2 a 2017, cujo corpus abrangerá 12 participantes, considerando os critérios referentes a Gênero, Idade e Tipo de curso concluído. Contudo, acredita-se que este estudo será de relevância acadêmica e social, na medida em que pretende estimular discussões e reflexões a respeito das políticas públicas voltadas para a oferta da educação profissional, bem como os desafios do processo de qualificação na perspectiva de uma formação humana integral. Logo, pretende-se trazer repercussão não só acadêmica, mas direcionada à eficiência dos serviços públicos.