Banca de DEFESA: LARISSA SANTIAGO DE AMORIM

DISCENTE: LARISSA SANTIAGO DE AMORIM
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: A EFETIVIDADE DA APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA DISCENTE: uma análise empírica no IFPI – Campus Teresina Zona Sul
PALAVRAS-CHAVES: Permanência. Êxito. Política de Assistência Estudantil. Evasão. Educação.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Este relatório de pesquisa investigou se as ações executadas pela política de assistência estudantil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul, se mostram efetivas, na visão do aluno, no combate à evasão, contribuindo para permanência e sucesso escolar. A opção metodológica adotada foi pela pesquisa descritiva, por meio da aplicação de questionário, proposto por Radaelli (2013), aos alunos do Campus. A amostra da presente pesquisa contou com 239 participantes, correspondendo a mais 20% do universo estudado. Por meio dos dados coletados se analisou a percepção estudantil na relação política assistencial e permanência discente. Secundariamente, foram realizadas entrevistas com servidores que atuam diretamente com as políticas de assistência estudantil, bem como conduzida uma análise documental dos dados relacionados à aplicação do PNAES emitidos pela Diretoria de Assistência Estudantil bem como as informações constantes nos sítios do Portal da Transparência e da Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados da pesquisa, provenientes do questionário, apontaram que, aproximadamente, 75% dos discentes possuem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo, e que a maioria dos alunos não teria como continuar estudando sem o auxílio das bolsas, demonstrando, também, o reconhecimento, por parte dos alunos, da importância das ações de assistência estudantil para a permanência e êxito escolar. Essa percepção se mostra importante uma vez que a efetivação dessa política pública acarreta em custos aos cofres públicos e a conjuntura atual evidencia um momento de recessão econômica no qual se fala em cortes e contenções de gastos. Diante essa situação se faz imperiosa a demonstração da real necessidade da atuação dessa política pública por quem depende diretamente dela.

Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Presidente - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2020372 - SAMUEL PONTES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 05/12/2019 14:01