Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: ANTONIO CARLOS OLIVEIRA SILVA
DATA: 04/03/2020
LOCAL: Sala de Vídeo 01 CCHL
TÍTULO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PNAP) OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Formação de Gestores. PNAP. UFPI
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo deste trabalho é analisar quais os limites e possibilidades do Curso de Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) ofertado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 2014 a 2016 a partir da percepção dos atores envolvidos. Especificamente, almeja-se contextualizar o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP no âmbito da gestão pública, investigar a implantação e execução do Curso de Especialização em Gestão Pública, na oferta em tela e identificar os limites e possibilidades, a partir da percepção dos atores envolvidos no Curso de Gestão Pública do PNAP ofertado pela Universidade Federal do Piauí no período de 2014 a 2016. O Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), é uma iniciativa no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) empreendida numa parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e diversas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), objetiva fortalecer cada vez mais a gestão pública. Este programa criado pelo Governo Federal no ano de 2009, ofertou o curso de Bacharelado em Administração Pública e três cursos de Especialização: em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, na modalidade a distância, mostrando assim um caráter inovador e desafiador na gestão pública. Para fundamentar o trabalho foi feito uso de temas como gestão pública, capacitação, competências e formação de gestores. Para tanto, foram feitas leituras e pesquisas nos trabalhos dos autores (BUENOS AYRES,2010), (BALBÉ 2019), (MOTTA, 1994) (HIPOLITO, 1998) (COSTA, 2009), e (PERRENOUD, 1990) (BRESSER, 1996) dentre outros e metodologicamente, o trabalho adota uma perspectiva exploratória-descritiva com dados que foram coletados utilizando google forms, via pesquisa web com os alunos egressos, professores-tutores e docentes, além de entrevista com o coordenador acadêmico e coordenador de tutoria do curso, foi realizada também uma análise documental. Os relatos dos entrevistados foram gravados, transcritos e inseridos no software IRAMUTEQ, que é um programa de análise textual que processou os dados e as análises obtidas foram comparadas e confrontadas ao referencial teórico. Desta forma após este estudo na oferta de 2014-2016 do curso, os resultados encontrados mostram que as ações planejadas, foram executadas em consonância com os objetivos estabelecidos e neste sentido pode-se afirmar que o objetivo maior do PNAP e do Curso de Especialização em Gestão Pública, em qualificar profissionais para o exercício de atividades gerenciais no âmbito dos serviços vinculados ao Serviço Público está contribuindo para fortalecer um perfil de gestor para a nova administração pública. Os resultados apontaram ainda pontos de melhorias e desafios que precisam ser superados e ainda foram constatados os pontos fortes e sugestões para o programa e para novas ofertas do curso.

Presidente - 1167739 - CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Notícia cadastrada em: 21/02/2020 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 03:13