Este trabalho é uma pesquisa sobre os serviços disponibilizados no website da
Secretaria de Finanças do Município de Belém do Pará (SEFIN) pela perspectiva do
Governo Eletrônico (e-Gov). Essa ferramenta vem sendo utilizada pela gestão pública
para disponibilizar informações e serviços públicos on-line para os cidadãos, com o uso
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), conjugando governo e
tecnologia. Os dados coletados para esta pesquisa resultaram de observações realizadas
no website da SEFIN e das entrevistas dirigidas aos gestores/profissionais e cidadãos,
com o propósito de conhecer a realidade desse tipo de serviço na secretaria municipal.
Nesse cenário de impacto das TIC na gestão pública, a análise da disponibilidade de
serviços de forma on-line se apresenta como objetivo central desta pesquisa,
particularmente na forma como são oferecidos aos cidadãos por meio do e-Gov.
Especificamente, pretende-se identificar quais serviços são disponibilizados pelo
governo eletrônico, com base nos indicadores de e-Atendimento (e-A), Facilidade de
Uso (FU) e Confiabilidade (CO), bem como tecer o perfil dos usuários potenciais da
SEFIN. Busca-se também levantar as percepções dos gestores dessa secretaria sobre os
usuários, sendo que o instrumento de avaliação adotado teve como base a literatura
existente sobre e-Gov. No que tange à dimensão metodológica, a pesquisa utiliza
abordagem qualitativa e quantitativa, com duas etapas exploratórias: análise do website
e entrevistas aos usuários dos serviços e aos gestores/profissionais do órgão municipal.
Como resultado foi possível verificar que a secretaria disponibiliza serviços on-line ao
cidadão, no entanto, apesar dos gestores afirmarem que os sistemas de informações e
comunicação da secretaria funcionam bem, para os usuários o acesso a todos os recursos
disponíveis via website está muito aquém. Houve destaque para o fato do website da
SEFIN apresentar falha na conexão com frequência, assim como a falta de informações
sobre o funcionamento dos serviços. Concluiu-se ainda que, apesar dos esforços e das
limitações da SEFIN na disponibilidade de serviços aos cidadãos via Internet, no bojo
do conceito de Governo eletrônico, mesmo que de forma incipiente, ele vem sendo
desenvolvido na gestão municipal. Ainda assim, os gestores precisam entender que podem utilizar desse recurso como um instrumento eficiente na prestação de serviços remotos, em favor da gestão pública e dos cidadãos.