Banca de DEFESA: CLENILSON DE SOUSA SUCUPIRA

DISCENTE: CLENILSON DE SOUSA SUCUPIRA
DATA: 11/09/2020
LOCAL: Acesso Remoto (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/adriana-lopes-da-silva)
TÍTULO: ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROEJA NA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS E NA EMPREGABILIDADE, NA VISÃO DE EGRESSOS DO IFPI CAMPUS PIRIPIRI
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Políticas Educacionais. PROEJA. IFPI. Análise de impactos.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI), sendo a análise de impactos de grande importância para a melhoria das políticas públicas. Sendo o PROEJA política pública educacional, quais os impactos do curso técnico em Administração na modalidade PROEJA, na empregabilidade e quanto à continuidade dos estudos, na visão de egressos da primeira turma formada no IFPI campus Piripiri? O objetivo geral foi analisar tais impactos do PROEJA em relação às duas dimensões citadas. Trata-se de estudo de caso, de âmbito qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados as análises documentais e entrevistas com egressos(as), que foram transcritas e trabalhadas à luz da técnica da análise de conteúdo. O trabalho traz quadro teórico geral sobre políticas públicas, educação profissional e o PROEJA em si (história, legislação, desafios), discutindo a relação direta dos tópicos com o tema maior da Educação, e interseccionando-os para uma melhor compreensão do PROEJA. Tal quadro teórico aborda ainda o ciclo de políticas públicas, discutindo teorias sobre avaliação de políticas públicas, e ainda sobre as análises dos impactos do PROEJA. O estudo de caso se inicia com a apresentação do IFPI, desde a expansão à chegada de campus em Piripiri, trazendo dados da cidade/região no qual está inserido, e consolidando-se com os resultados da pesquisa, apresentando dados, sínteses, e as análises sobre os impactos do PROEJA na empregabilidade e com relação à continuidade dos estudos, com base na visão de egressos(as) que deram voz à avaliação política do programa. Considerou-se que o PROEJA no IFPI campus Piripiri esteve, em seus resultados quantitativos, aquém do que dita o regramento legal e institucional do programa, porém, estando satisfatório no âmbito qualitativo, tendo proporcionado aos egressos impactos relevantes quanto às duas dimensões analisadas, dentre outros resultados positivos, como o aumento da média de rendimentos dos egressos da amostra após o curso, somado ao desenvolvimento de competências para a cidadania; fazendo-se mister ressaltar que os resultados da educação se refletem no longo prazo. Sugere-se que a instituição atente à formação de gestores e docentes, ao desenvolvimento de material didático e de metodologias próprias para o PROEJA, bem como intervenha no intuito de melhorar índices da gestão escolar, como a taxa de inscritos por matrícula, etc., e sobretudo a evasão no PROEJA, dentre outros. O trabalho contribui para a gestão pública apresentando importante instrumento de auxílio a gestores e/ou pesquisadores: as matrizes de referências, para avaliações de políticas públicas.

Interno - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Externo à Instituição - JEFERSON LUÍS MARINHO DE CARVALHO - IFPI
Presidente - 1553331 - SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/09/2020 14:21