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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCYANA OLIVEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCYANA OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 18/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: POLÍTICAS AFIRMATIVAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPI: UM ESTUDO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE DISCENTES INGRESSANTES DO SISU.
PALAVRAS-CHAVES: COTAS; ENSINO SUPERIOR; DESEMPENHO ACADÊMICO; UFPI.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa de método misto, quantitativa-qualitativa, a qual associa e
integra a coleta e a análise dos dados estatísticos, priorizada pela pesquisa quantitativa,
que possibilitam, através de amostragem, identificar e descrever resultados práticos
sobre o grupo de interesse, ao mesmo tempo em que reúne as condições da pesquisa
qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, investindo na busca, descrição,
compreensão e interpretação de aspectos teóricos e subjetivos, adotando-se como ponto
de partida a revisão literária, no intuito de reunir subsídios teóricos sobre o objeto de
estudo desta pesquisa, acompanhada da análise documental, seguida da coleta e análise
dos dados estatísticos existentes, acerca do desempenho acadêmico dos discentes ativos
nos cursos de graduação, regulares e presenciais, da UFPI, os quais ingressaram
mediante aprovação no SISU, nas cidades de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus,
cujos resultados possibilitarão o evidenciamento das dificuldades e necessidades do
público-alvo em análise, oportunizando uma melhor compreensão do problema
pesquisado. O objetivo geral é analisar a política de cotas na UFPI, no âmbito do
Programa Especial para Acesso às Instituições de Educação Superior, determinado pela
Lei 12.711/12. Como objetivos específicos pretende-se (i) estudar e apresentar
bibliografia, pertinente e atual, acerca do tema; (ii) apresentar a política pública de cotas
da UFPI, identificando os cursos de graduação da UFPI mais e menos concorridos no
SISU, no período de 2018 a 2020; (iii) caracterizar o desempenho acadêmico dos
discentes que ingressaram, por meio do SISU, nos cursos de graduação, modalidade
presencial, selecionados nos quatro campi da UFPI; (iv) verificar a existência de áreas
que apresentam maior e menor variação nos índices de desempenho acadêmico dos
discentes, considerando o atual sistema de cotas nos cursos de graduação da UFPI; (v)
caracterizar a variação dos índices de avaliação dos cursos presenciais e regulares de
graduação da UFPI, identificados como mais e menos concorridos no período de 2018 a
2020, observando a existência de possíveis reflexos nas notas do ENADE, após adoção
da atual configuração do sistema de cotas. A pesquisa almeja responder ao seguinte
problema: Qual o impacto da implementação da política de cotas na UFPI, no
âmbito do Programa Especial para Acesso às Instituições de Educação Superior,
determinado pela Lei 12.711/12?


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 423559 - SOLIMAR OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 13:57
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