Esta pesquisa tem por objetivo analisar o impacto do nível de maturidade de
governança das universidades federais brasileiras no total de 63 a serem estudadas,
tendo como parâmetros avaliativos os indicadores de gestão acadêmicos de
desempenho e de qualidade das universidades e como métrica de avaliação das
práticas de governança nas instituições, os levantamentos do Tribunal de Contas da
União (TCU).
O Governo Federal para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil
instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
com o objetivo de unificar e garantir um processo nacional de avaliação das
instituições de ensino superior. Para coordenar e supervisionar a execução do
SINAES foi criado no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e vinculado ao
gabinete do ministro a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior –
CONAES (BRASIL, 2004).
A partir 2004 com os desdobramento do SINAES o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passou a aplicar anualmente o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (INEP, 2016) , que junto com o Conceito Preliminar de Curso(CPC) e o índice Geral
de Curso(IGC) compõe o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos
cursos e instituições de educação superior brasileiras.
Para efeito desta pesquisa utilizaremos os indicadores de qualidade do ensino
superior, conforme definido pelo INEP: O Exame Nacional de Desempenho do
Estudante - ENADE, O Conceito Preliminar de Curso - CPC e índice Geral de Curso
– IGC. E com o objetivo de agregar valor a pesquisa também será avaliado os
indicadores de gestão Taxa de Sucesso e Taxa de Evasão. Sendo a taxa de
sucesso um dos indicadores adotado pelo TCU para metrificar o desempenho das
universidades no tocante a performance na diplomação de alunos e a taxa de evasão usado na pesquisa para subsidiar a analise da maturidade de governança no processo de tomada de decisão e seu impacto no engajamento dos alunos nos cursos.