Notícias

Banca de DEFESA: LAYS ALACOQUE DE OLIVEIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS ALACOQUE DE OLIVEIRA LEITE
DATA: 14/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 08, do Espeço Integrado 1-UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, Planalto Ininga,Teresina-PI
TÍTULO: SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: o processo de desenvolvimento sustentável da Universidade Federal do Piauí- Teresina.
PALAVRAS-CHAVES: Plano de Logística Sustentável; A3P; Gerenciamento de Resíduos; Desenvolvimento Sustentável.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi identificar, dentre o que está preconizado pela legislação, na Universidade Federal do Piauí quais as ações desenvolvidas voltadas para a sustentabilidade ambiental e qual o interesse demonstrado em desenvolver as mesmas, principalmente em relação à gestão de resíduos sólidos, à implantação de um Plano de Logística Sustentável e a prática da Logística com a finalidade de propor ações para a melhoria do processo sustentável da IFES. A opção pelo tema revela sua importância na medida em que as universidades devem não somente desenvolver pesquisas interdisciplinares na área socioambiental, mas também praticar em seu próprio espaço estratégias voltadas para a sustentabilidade de maneira a envolver a comunidade universitária e ser modelo para a comunidade externa. A elaboração desse instrumento de pesquisa implicou em três etapas de estudo distintas, complementares entre si e simultaneamente realizadas: a) levantamento da bibliografia referente aos temas abordados; b) coletar informações referentes aos documentos institucionais, material da análise do presente trabalho c) aplicação da análise de conteúdo, conforme modelo recomendado por Bardin (2004). Esta pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa é descritiva e visa gerar conhecimento para aplicação prática. O estudo realizado foi exploratório, analítico e descritivo, combinado com análise documental em fontes primárias e secundárias, a partir de documentos arquivados na instituição e informações colhidas na literatura. O estudo revelou a persistência de problemas em obedecer à parte da legislação tais como a observação de critérios sustentáveis nas licitações, a falta de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e a inexistência de um Plano de Logística Sustentável para a instituição. Apesar disso, acerca do que foi encontrado podemos inferir que a UFPI vem demonstrado discretos esforços em direção a implantação de um desenvolvimento mais sustentável, buscando iniciativas aqui apresentadas anteriormente que coadunam com o que requer a legislação vigente nesse sentido.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 03/04/2019 17:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 17/04/2024 23:26