Notícias

PROFSAÚDE: mestrado profissional em Saúde da Família disponibiliza conjunto de publicações

Por Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
  • Profsaúde: mestrado profissional em Saúde da Família disponibiliza conjunto de publicações

O aluno como sujeito de aprendizagem e a articulação entre ensino e serviço são alicerces do mestrado profissional em Saúde da Família (Profsaúde), programa que está em sua terceira edição e já formou 170 mestres em todo o país. Ao longo do último ano, o Profsaúde lançou inúmeras publicações como fruto de experiências no território e de pesquisas de docentes, discentes e egressos. Os materiais, disponíveis online e em acesso aberto, trazem um amplo conjunto de questões relacionadas à Atenção Primária, incluindo a Covid-19.

O Profsaúde é uma iniciativa em rede nacional com foco na formação de docentes e preceptores para a área da Saúde da Família e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma estratégia importante de qualificação dos processos vinculados à Atenção Primária em consonância com o fortalecimento do SUS. A Rede é composta de 22 Instituições de Ensino Superior, presentes nas cinco regiões geopolíticas do país.

Experiência, inquietações e a busca por soluções de problemas reais

A coordenadora executiva nacional do Profsaúde, Carla Pacheco Teixeira, que é assessora da Coordenação-geral de Educação da Fiocruz (CGE/Vpeic), apontou que, mesmo diante de um cenário epidemiológico desafiador apresentado no ano de 2020 devido à pandemia, a rede Profsaúde empreendeu um grande esforço coletivo para apresentar trabalhos desenvolvidos no âmbito dessa iniciativa.

“Acreditamos na potência da rede de produzir e compartilhar conhecimento para SUS, além de seu papel na formação profissional. As produções do Profsaúde espelham a articulação entre ensino e serviço, especialmente pelo empenho contínuo dos profissionais em propor respostas reais a problemas concretos”, comentou Carla, citando ainda os esforços engendrados para a manutenção e ampliação da Rede, bem como a previsão de lançamento de outras publicações em 2021. “Desejamos que a leitura do material inspire novos caminhos e perspectivas para a Saúde e Educação no nosso país”, completou.

Corroborando com esses aspectos, a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz (CGE/Vpeic) e coordenadora acadêmica nacional do Profsaúde, Cristina Guilam, exaltou o fato de o Programa ser a primeira iniciativa de stricto sensu à distância na área da saúde coletiva, além de destacar o viés da pesquisa, intensificado no último ano, configurando-o como um grupo de pesquisa nacional. "Já titulamos uma turma de mestres composta de médicos, a segunda está em andamento, e a terceira tem caráter multiprofissional. Em geral, o aluno já atua na rede básica e contribui fortemente para o curso com sua experiência, suas inquietações e a busca por soluções de problemas efetivos”, disse ela.

Confira as publicações do Profsaúde

E-book Covid-19 e Atenção Primária: as experiências nos territórios (Rede Profsaúde)

A publicação é um compilado dos trabalhos apresentados durante as Sessões Temáticas promovidas pelo Programa – um espaço que se propõe a ser uma oportunidade para os mestrandos compartilharem suas experiências nos territórios com foco no enfrentamento da Covid-19 e também os seus conhecimentos acerca do tema. A obra foi organizada a partir de Sessões Temáticas que abordaram temas como: Covid-19 e a Atenção Primária à Saúde: contexto epidemiológico e as experiências do Profsaúde nos territórios; Atenção domiciliar e Covid-19; Covid-19 e arranjos para garantir a saúde do trabalhador; e Uso da telemedicina na APS no enfrentamento da Covid-19. Com o e-book, seus organizadores esperam, além de disseminar as diversas experiências, que suas potencialidades sejam projetadas e desejadas em distintas realidades dos profissionais da atenção básica.

Interface – Comunicação, Saúde, Educação (volume 24, suplemento 1, de 2020)

O volume 24, suplemento 1, de 2020 da revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação é voltado para a divulgação de trabalhos produzidos no âmbito do Profsaúde. É uma coletânea composta de 21 artigos resultantes de pesquisas originais, revisão da literatura e ensaios, elaborados em colaboração por 73 autores – alunos, docentes, egressos e pesquisadores – oriundos das 5 regiões do país e de mais de 20 diferentes instituições.

O editorial da revista lembra que à época da chamada, julho de 2019, não se tinha ideia das mudanças que o mundo viveria em decorrência da Covid-19. O texto inicial aponta que “a pandemia expôs restrições e limitações da infraestrutura de saúde pública de nosso país e aumentou a consciência da importância do SUS e da Atenção Primária à Saúde para responder às necessidades de cuidado, prevenção e proteção da população, com equidade. Independentemente dos graves significados da pandemia, os temas abordados neste suplemento permanecem atuais e desafiam o cotidiano da APS e da Estratégia Saúde da Família (ESF) em um contexto de redução do financiamento, queda na cobertura vacinal, contaminação dos profissionais de saúde pelo novo coronavírus, dificuldades na educação permanente e na formação de pessoal, e de constante erosão social e econômica”.

Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede Profsaúde

A obra é constituída por trabalhos produzidos no âmbito do Profsaúde e foi desenvolvida em parceria com a Rede Unida. Trata-se de dois manuscritos organizados em três eixos temáticos: Atenção, Educação e Gestão. As publicações visam fortalecer a divulgação do conhecimento produzido pela Rede Profsaúde e contribuir para mudanças nas práticas profissionais e de gestão da Atenção Primária à Saúde no SUS. Com ela, espera-se que a divulgação das experiências de pesquisa e intervenção possam inspirar outros profissionais e pesquisadores comprometidos com a defesa da Atenção Primária à Saúde pública, universal e implicada com os preceitos democráticos do SUS.

Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede Profsaúde (Vol.1)

Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede Profsaúde (Vol.2)

 

*Imagem: Interface – Comunicação, Saúde, Educação (volume 24, suplemento 1, de 2020)

 

Fonte: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=noticia/60046

Notícia cadastrada em: 13/01/2021 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 09:01