CHAMADA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA REVISTA CONEXÃO POLÍTICA │CALL FOR PAPERS

A revista Conexão Política é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI voltada para a área de Ciência Política e Relações Internacionais. Por entendermos que a Ciência Política e a Teoria das Relações Internacionais se constituem de diferentes matrizes teóricas e metodológicas, privilegiamos no periódico a diversidade de abordagens e perspectivas científicas interdisciplinares. Assim, a Revista Conexão Política publica artigos de diferentes naturezas, empíricos e teóricos, revisões de literatura, revisões sistemáticas, resenhas e ensaios.

Nesse sentido, comunicamos, igualmente, que o próximo número da Revista Conexão Política, V. 9, N1, de 2020.1, contará com o Dossiê Território e Poder, organizado em rede pelos editores da revista com os Diretórios de Pesquisa Geopolítica Contemporânea e Ordenamentos Territoriais, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis (CCHL/CCGEO/UFPI); e pelo Grupo de Pesquisa e Estudos do Capital, da Universidade de São Paulo, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto (FFLCH/DEGEO/USP).

O objetivo do Dossiê Território e Poder consiste em reunir artigos sob distintas abordagens em torno de quatro eixos temáticos: a) Geopolítica Global e Soberania Nacional: a territorialização do poder e do capital; b) Estado e Território: as formas de representação espaciais do poder; c) Mercado e Território: a geopolítica na era do neoliberalismo; d) Cidade, Campo e Poder em tempos da nova ordem mundial.

A proposição do Dossiê Território e Poder visa, portanto, apresentar contribuições teóricas e conceituais em fina sintonia com as reflexões passadas e contemporâneas em torno de processos multiescalares – global/regional/local –, assim como, relativas aos agentes públicos e privados envolvidos na dinâmica da expansão geográfica do capital e do poder hegemônico mundial sobre as diversas facetas de dominação em territórios nacionais.

Vale ressaltar, finalmente, que em tempos de crise econômica e política, a leitura e a interpretação do poder a partir da dimensão territorial poderão vislumbrar não somente o alargamento das possibilidades de fundamentação de análises globais, mas, sobretudo, em relação às formas de particularização das geografias materiais nas mudanças da realidade social e, com efeito, nas funções ideológicas e políticas dos Estados nações nos processos moleculares de valorização e acumulação em tempos de depressão econômica.

Nesses termos, informamos que a submissão de artigos para o V. 9, N. 1 da Revista Conexão Política poderá ser enviado até o dia 30 de junho de 2020.

O processo de submissão e as normas podem ser acessadas no endereço eletrônico: http://www.revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica.

Visitem a página da Conexão Política, onde estão disponíveis os números já publicados e aproveite para conhecer as normas de publicação.

Atenciosamente,

Comitê Editorial

Notícia cadastrada em: 08/04/2020 11:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 12:58