Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA VIRGINIA LIMA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA VIRGINIA LIMA DO NASCIMENTO
DATA: 07/04/2021
LOCAL: Remota
TÍTULO: A MOBILIZAÇÃO DAS NOVAS DIREITAS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NO ESPAÇO EM REDE
PALAVRAS-CHAVES: Direita; Velha Direita; Nova direita; Jair Bolsonaro; Olavo de Carvalho.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um balanço sobre a participação das novas direitas no Brasil, analisando a forma como se dá a atuação das mesmas no campo político, partindo do pressuposto que a maior parte da sua mobilização se dá dentro da esfera digital. Esse trabalho tem como objetivo identificar o modo de ação dos grupos direitistas nas redes sociais e como os influenciadores desse espectro político conseguem interferir na opinião pública e na formulação de políticas públicas. Para tal, escolhemos dentre os “influencers”da direita o ensaísta Olavo de Carvalho por ser um dos primeiros brasileiros a discursar sobre as ideologias defendidas por esse espectro nas redes sociais além da quantidade de seguidores que ele possui. Destarte, buscaremos responder a seguinte pergunta: Como se dá a atuação dos grupos da nova direita dentro do espaço digital no Brasil? Para atingir tal finalidade usaremos como metodologia as técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso para examinar suas redes sociais no ano de 2018. Esse ano foi escolhido pois um político representante da extrema direita chegou ao poder executivo do Estado brasileiro, após quatro eleições de vitórias consecutivas de um partido de cunho esquerdista.

Presidente - 933.748.283-53 - CLAYTON MENDONÇA CUNHA FILHO - UFC
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - RODRIGO SANTAELLA GONÇALVES - IFCE
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 15:13