Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA PEREIRA MADUREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA PEREIRA MADUREIRA
DATA: 25/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remota
TÍTULO: OS RISCOS DE (DES)INTEGRAÇÃO MERCOSULINA À LUZ DA “VIRADA PARA A NOVA DIREITA” NA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA (2016-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Integração Regional; MERCOSUL; América Latina; Política Externa Brasileira; Nova Direita.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

A ascensão ideológica e eleitoral da Nova Direita na América Latina, enquanto movimento antiestablishment transnacional não homogêneo, estabeleceu-se de forma paradigmática no Brasil, provocando cientistas políticos e internacionalistas a pensar sobre os novos contornos da política externa brasileira. Assim, na temática dos 30 anos de existência do Mercado Comum do Sul, fazse necessário revisitar o tema da integração regional pelos países do bloco com novas abordagens. O presente trabalho objetiva, portanto, estudar os impactos da denominada onda política conservadora ou “virada para a nova direita” para coordenação e integração política latino-americana. Fomentar-se-á a discussão sobre a participação do Brasil enquanto relevante player e potência regional, que leva à seguinte pergunta norteadora: “Quais mudanças políticas e econômicas na retórica e prática neoconservadoras, implementadas pela extrema direita no Brasil (2016-2021), representam riscos à integração mercosulina?”. Em termos metodológicos, optou-se pelo método dedutivo, com pesquisa qualitativa e exploratória, operacionalizando-se através do levantamento de dados enquanto técnica de pesquisa (notícias jornalísticas, normativas da Secretaria do Mercosul e do Ministério da Justiça e Segurança Nacional, clipping do sítio virtual do Ministério das Relações Exteriores). Ato contínuo, perpassa ainda a análise dos posicionamentos dos chefes de Estado e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em termos de integração regional, no período de 2016 a 2021 e dos dados estatísticos das trocas comerciais entre o Brasil, China e países-membro do Mercosul disponibilizados pela plataforma Comex Stat do Ministério da Economia e do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do MERCOSUL (SECEM). Em síntese, constata-se que a retórica da diplomacia presidencial a partir da “virada para a nova direita” em termos de stardarts em matéria ambiental e política migratória implica em riscos de retomada da postura de distanciamento regional, potencializados pela reestruturação da economia mundial pós-crise de 2008 e a nova relação centro-periferia da América Latina com a China.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉ ROBERTO MARTINS - USP
Presidente - 2140464 - RAIMUNDO JUCIER SOUSA DE ASSIS
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 05/03/2022 17:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 19:24