Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE MESSIAS RIBEIRO SIMOES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MESSIAS RIBEIRO SIMOES
DATA: 22/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditótio do PPGQ
TÍTULO: : Nanotubos trimetálicos AgAuPd: Um substrato bifuncional para o estudo catalítico e espectroscópico da reação de oxidação seletiva do álcool cinamílico por meio Espectroscopia Raman Intensificada por Superfície (SERS)
PALAVRAS-CHAVES: Raman, SERS, Nanocatálise, Álcool Cinamílico
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Foto-Química Inorgânica
RESUMO:

Estudos atuais em nanocatálise concentram a atenção sobre o papel das nanoestruturas. Existe um número crescente de estudos sobre as funções dessas nanoestruturas, mais especificamente, na fabricação de nanopartículas de diferentes tamanhos, formas e arquiteturas. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo desenvolver novos nanocatalisadores que apresentem elevada atividade e seletividade catalítica e, também, propriedades plasmônicas. Ou seja, tenham a propriedade de sustentar intensificação de campos eletromagnéticos em suas proximidades. Assim, esses nanocatalisadores tem dupla função:  de intensificar o sinal por meio da Espectroscopia Raman Intensificada por Superfície (SERS) permitindo a análise detalhada dos processos superficiais envolvidos na reação química e, ainda, a função de catalisar a reação química de interesse. Para isso, foram sintetizados nanofios de prata, que posteriormente foram convertidos em nanotubos trimetálicos porosos de (AgAuPd), uma liga trimetálica com estrutura tubular de aproximadamente 100 nm de diâmetro e comprimento acima de 3 µm. Os nanotubos foram caracterizados por MEV, TEM, UV-Vis, ICP e XPS onde pode-se evidenciar a formação da estrutura tubular porosa com  ilhas em torno de 10 nm. Uma solução (10-8 mol/L) de cristal violeta foi utilizada como sonda para determinar a influência da relação Au:Pd na intensificação dos espectros SERS bem como os espectros individuas dos produtos e reagentes da reação catalítica.  Para determinação das melhores condições reacionais e uma maior seletividade e conversão durante o processo oxidativo foram investigados a influência da pressão, do tempo de reação e a melhor proporção Ag:Au:Pd. Observou-se como melhores condições 5 bar de pressão, 120 min de reação e a proporção de 1:1:2 entre os metais. Os produtos principais analisados por cromatografia gasosa foram cinamaldeído e benzaldeído  e durante o monitoramento por SERS notou-se o aparecimento de bandas características do cinamaldeído (bandas em torno de 1628 cm-1atribuídas a ν(C=C), e o decréscimo concomitante nas intensidades das bandas características do álcool cinamílico (em torno de 1655 cm-1) atribuídas a ν(C=C). Os resultados sugerem que o cinamaldeído é formado na superfície do nanotubo enquanto o benzaldeído é formado na parte líquida no meio reacional. O que evidencia a eficácia do nanocatalisador tanto para atividade catalítica como para a  caraterização de substâncias adsorvidas na sua superfície por meio SERS, possuindo assim, propriedades bifuncionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2351244 - JEAN CLAUDIO SANTOS COSTA
Interno - 2363808 - EDMILSON MIRANDA DE MOURA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo à Instituição - GILVAN MOREIRA DA PAZ - IFPI
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 05:27