Notícias

Banca de DEFESA: ANDRE MESSIAS RIBEIRO SIMOES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MESSIAS RIBEIRO SIMOES
DATA: 19/06/2020
HORA: 14:30
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: NANOTUBOS TRIMETÁLICOS: UM SUBSTRATO BIFUNCIONAL PARA O ESTUDO CATALÍTICO E ESPECTROSCÓPICO DA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO DO ÁLCOOL CINAMÍLICO POR MEIO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN INTENSIFICADA POR SUPERFÍCIE (SERS)
PALAVRAS-CHAVES: Espectroscopia Raman; Nanotubos; Nanofios; SERS; Nanocatálise; Oxidação aeróbica.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Foto-Química Inorgânica
RESUMO:

A espectroscopia Raman Intensificada por superfície (SERS) tem sido utilizada nos mais variados campos de pesquisa por combinar características importantes como, por exemplo, ser uma técnica de investigação não destrutiva, ter alta sensibilidade e permitir uma rápida aquisição de dados. Essa, quando combinada com catálise em nanoestruturas ditas bifuncionais, tem possibilitado o monitoramento de transformações moleculares fornecendo informações que permitem ter uma visão do mecanismo e da cinética da reação. Com isso, esse trabalho teve como objetivo a produção de uma nanoestrutura trimetálica bifuncional com propriedades catalíticas e espectroscópicas para catálise e o monitoramento por SERS da reação de oxidação do álcool cinamílico. Essa construção se deu por meio da reação redox entre nanofios de Ag utilizados como moldes de sacrifício e soluções de Au e Pd como consequência da diferença de potencial eletroquímico. As nanoestruturas sintetizadas foram caracterizadas por Espectroscopia de absorção UV-Vis, MEV, MET, XPS e ICP. A microscopia eletrônica indicou a formação de nanofios com aproximadamente 100 nm de dimensão transversal e dimensão longitudinal > 5 μm e nanotubos com ilhas em torno de 10 nm.  A análise dos espectros XPS evidenciaram a formação de ligas metálicas contendo Ag, Au e Pd na superfície dos nanotubos. Os resultados catalíticos e espectroscópicos sugerem uma forte dependência da razão entre os metais utilizados na produção do nanocatalisador para um melhor desempenho catalítico e maior intensificação do sinal Raman. Os nanotubos (proporção 1:2 de Au:Pd) mostraram-se ativos (conversão > 75%) e seletivos para o cinamaldeído com 2 h de reação sem necessidade do uso de base e substâncias nocivas ao meio ambiente. Esses resultados indicam uma melhora significativa na seletividade quando o Pd é usado em liga com Ag e Au. Os espectros SERS e os resultados obtidos por CG permitem sugerir o mecanismo da reação. Assim, apresentamos um nanocatalisador bifuncional para catálise e estudo espectroscópico por SERS da oxidação seletiva do álcool cinamílico. Os resultados mostraram que o substrato possui alta atividade catalítica e sítios com atividade SERS que permitem seu uso em análises qualitativas e no monitoramento de transformações moleculares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2351244 - JEAN CLAUDIO SANTOS COSTA
Interno - 2363808 - EDMILSON MIRANDA DE MOURA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo à Instituição - GILVAN MOREIRA DA PAZ - IFPI
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 08:30