Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISLEIA MARIA LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISLEIA MARIA LIMA SILVA
DATA: 31/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:
 

Estudo da difusão de luz em amostras aquosas na presença de nanopartículas deCaWO4, BaWO4, CaMoO4, BaMoO4 e de pigmento de cúrcuma.




PALAVRAS-CHAVES:
Laser, cúrcuma, colágeno, meios espalhadores, nanopartículas.

PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:
 

 

A nanotecnologia atualmente é uma tecnologia bastante utilizada para diversos fins. Uma das industrias que tem investido bastante nesta nova tecnologia é a industria cosmética e isso se dar ao fato das nanopartículas possuir um alto poder penetração na pele chegando a camadas mais profundas que os produtos convencionais, potencializando assim o efeito desejado. Com o intuito de investigar como o espalhamento da luz no tecido biológico se altera na presença de nanopartículas e de pigmentos, neste trabalho busca-se realizar um estudo comparativo do espalhamento da luz na presença ou ausência de nanopartículas de CaWO4, BaWO4, CaMoO4, BaMoO4 e de pigmento de cúrcuma. Para a realização deste estudo inicialmente simulamos um meio biológico utilizando uma amostra aquosa de colágeno, no qual adicionamos as nanopartícula e o pigmento. Para realizar as analise montamos um aparato experimental que nos fornecesse o perfil de penetração da luz nas amostras de forma que analisamos a queda de intensidade no caminho óptico do laser e no sentido perpendicular. Nossos resultados mostram que as nanopartículas alteram o decaimento da intensidade luminosa e o pigmento de cúrcuma interage de forma diferente quando combinada com nanopartículas podendo aumentar ou diminuir o poder do espalhamento da luz na presença de nanopartículas de pigmento age de forma diferente quando combinada com as nanopartículas podendo aumentar ou diminuir o poder de espalhamento da luz nas amostras de forma que as nanopartículas de tungstato são meios espalhadores mais eficientes que as de molibdatos.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1446938 - FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
Externo ao Programa - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Notícia cadastrada em: 24/08/2015 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 24/04/2024 03:09