Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE DA SILVA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HENRIQUE DA SILVA VIEIRA
DATA: 28/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física/CCN
TÍTULO: Trajetórias exóticas e experimentos de interferência com ondas de matéria
PALAVRAS-CHAVES: Experimentos de fenda tripla e dupla, trajetórias exóticas, fator de Sorkin, fase de Gouy, visibilidade.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Se fosse possível enumerar os principais fundamentos da Física, sem sombra de duvidas, o princípio da superposição estaria entre os mais importantes. Frequentemente, encontramos em livros clássicos de Mecânica Quântica o experimento de fenda dupla de Young sendo utilizado para ilustrar o princípio da superposição. Diante disso, ѱ1 e ѱ2, são descritos com as funções de onda na tela de detecção quando estão abertas as fendas 1 ou 2 respectivamente, já a função de ondas para ambas as fendas abertas ѱ é descrita simplesmente pela soma .

No entanto, em 2011 H. De Raedt mostrou através de simulações numéricas das equações de Marxwell que essa superposição é aproximada no regime clássico. Assumir que a função de onda de uma configuração de multifendas, é simplesmente a superposição de funções oriundas das configurações com fendas individuais é apenas uma aproximação. Na teoria quântica, a forma de corrigir essa superposição seria utilizar o formalismo das integrais de caminho de Feynman que prever a inclusão de todos os possíveis caminhos de sair da fonte e chegar na tela de detecção. Diante disso, é possível adicionar a contribuição oriunda de funções que podem representar voltas entre as fendas (trajetórias exóticas). Embora, esses caminhos sejam menos prováveis iremos mostra nesse trabalho quais os efeitos físicos em experimentos de interferometria com ondas de matéria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2643659 - IRISMAR GONCALVES DA PAZ
Interno - 423297 - JOSE PIMENTEL DE LIMA
Externo à Instituição - JOSÉ GERALDO GONÇALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 05/02/2019 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 03:20