Banca de DEFESA: MAYCON SILVA SANTOS

TÍTULO:

Estudo do Empilhamento de  Superfícies Amassadas

PALAVRAS-CHAVES:

Processos de empilhamentos, superfícies amassadas, ângulos de repouso

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Essa dissertação apresenta uma sequência de estudos experimentais realizados com materiais de superfícies amassadas (bolas de papel comum, papel manteiga e papel alumínio), onde investigamos o comportamento das pilhas de bolas de papel amassado quando submetidas a diferentes formas de empilhamento. Gomes em seu trabalho pioneiro sobre amassamento de papel, observou que a fractalidade destas estruturas amassadas levam a resultados mecânicos intrigantes. Corroborando com Gomes, nossos experimentos mostram que a rugosidade interfere diretamente na formação das pilhas, pois chegamos a resultados para os ângulos de repouso não alcançados em pilhas de grãos comuns. Já no primeiro experimento, quando formamos pilhas a partir do esvaziamento de um silo, foi observada uma relação interessante entre a massa e a rugosidade, parâmetros estes que se mostraram relevantes nos experimentos. Através do empilhamento por esvaziamento de formas cônicas, observamos que quando mudamos as condições iniciais, a resposta do sistema era diferente, mostrando que as condições iniciais assim como a forma de empilhar são de extrema relevância. Se comparadas com as pilhas de grãos, as bolas de papel amassado alcançam ângulos de repouso bem mais elevados. Neste trabalho também fizemos um estudo preliminar sobre a dinâmica das bolas de papel amassado estudando seu regime de fluxo numa célula Hele Shaw.

Presidente - 422854 - VALDEMIRO DA PAZ BRITO
Interno - 1446938 - FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
Interno - 423297 - JOSE PIMENTEL DE LIMA
Externo ao Programa - 078.047.414-72 - MARCELO ANDRADE DE FILGUEIRAS GOMES - UFPE