Notícias

Banca de DEFESA: HERBERT JOSE AQUINO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERBERT JOSE AQUINO SOUSA
DATA: 22/09/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Estudo da produção de laços no empacotamento de um fio em uma cavidade cilíndrica


PALAVRAS-CHAVES:

Empacotamento; formação de laços; simetria cilíndrica; leis de escala; expoentes críticos.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

A formação espontânea de nós têm se tornado assunto de grande interesse em diversas áreas do conhecimento, tais como biologia, medicina e física estatística. Recentemente realizando experimentos em cavidades tridimensionais (3D) no Laboratório de Fenômenos de Não-Equilíbrio (LFNE) do Departamento de Física da UFPI observamos a formação de laços no interior destas cavidades ao tentarmos desempacotar fios de arame galvanizado e de nylon.
Neste trabalho apresentamos no Capítulo 1, uma motivação em diversas áreas do conhecimento sobre a formação de nós em escalas macroscópicas e microscópicas.
No Capítulo 2, comentamos sobre algumas propriedades dos processos de empacotamentos e desempacotamentos de fios em cavidades quase-bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D).
No Capítulo 3, apresentamos dois experimentos nos quais cordas agitadas e confinadas em cavidades cúbicas e sobre placas propiciam a formação de nós. Vale destacar aqui que estamos interessados em saber como se comporta a probabilidade de formação de um nó em função do comprimento da corda confinada e de outros parâmetros experimentais.
No Capítulo 4, descrevemos experimentos de empacotamento e desempacotamentos de fios de arame galvanizado realizados no LFNE, objetivando estudar a formação de laços no interior de cavidades cilíndricas, durante o processo de desempacotamento. Inicialmente descrevemos o procedimento experimental para a obtenção de laços nestas cavidades, em seguida, exemplificamos os tipos de laços que apareceram frequentemente e se formaram no interior destas cavidades. Por fim realizamos os cálculos estatísticos dos dados obtidos nos experimentos e determinamos os expoentes críticos da lei de escala P~(L-Lc), obtendo-se 0,48≤η≤0,51.
No Capítulo 5 apresentamos as nossas considerações finais e perspectivas para experimentos sobre a formação de laços em outros


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1446938 - FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
Interno - 423297 - JOSE PIMENTEL DE LIMA
Presidente - 422854 - VALDEMIRO DA PAZ BRITO
Notícia cadastrada em: 09/09/2014 10:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 13:13