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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAÍQUE RODRIGUES DE CARVALHO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAÍQUE RODRIGUES DE CARVALHO SOUSA
DATA: 28/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/jose-machado-moita-neto
TÍTULO: FORMAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Ensino de Biologia; MDMA-UFPI.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A cidadania é um processo que permite assegurar a dignidade humana, por meio da disposição de direitos e deveres às interações sociais. A educação ambiental (EA) é essencial para a formação cidadã e considerada componente essencial e permanente da educação nacional, na busca de formar cidadãos críticos, participativos, reflexivos e sensibilizados com a questão ambiental. O componente curricular Biologia apresenta muitos conteúdos de cunho ambiental e facilita a abordagem da EA nas suas atividades educacionais. Muitos profissionais da Biologia são egressos do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (MDMA-UFPI), cujo perfil é de profissionais com visão crítica e interdisciplinar para o exercício da pesquisa e docência e habilitados para gerenciar políticas ambientais e desenvolvê-las ao alcance do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral está sendo analisar o caráter transversal da EA, por meio de sua abordagem na disciplina de Biologia (ensino médio), como perspectivas acadêmicas para minimizar/solucionar problemas urbanos e no mestrado em desenvolvimento e meio ambiente. Para isso, os objetivos específicos são os seguintes: a) Trazer panorama, a nível mundial, de artigos científicos que abordaram temáticas socioambientais no ensino de Biologia; b) Verificar perspectivas de EA, a partir de trabalhos científicos realizados no Brasil, que envolvem a temática de educação ambiental no ambiente urbano; c) Compreender conceitos e objetivos de EA do ponto de vista de mestres formados no MDMA-UFPI, caracterizando o perfil profissional desses mestres; e, d) Averiguar estratégias de EA que são trabalhadas no ensino de Biologia, no ensino médio da rede pública de educação de Teresina-PI. Até então, foi realizado estado da arte de artigos científicos, a nível mundial, sobre a discussão de temáticas socioambientais em diferentes contextos, no ensino de Biologia (2009-2019), e, também, sobre perspectivas acadêmicas de EA em contextos do ambiente urbano brasileiro (2014-2019). Também, já foram aplicados questionários aos mestres em desenvolvimento e meio ambiente da UFPI para verificação de suas compreensões sobre EA. No ensino de Biologia, a EA foi evidenciada como ação educativa para a formação cidadã, como amenizadora de problemas socioambientais, como necessária à compreensão do meio para o bem-estar das pessoas, entre outros. Nos contextos urbanos, a EA foi trazida como medida compensatória para contextualizar políticas públicas, estabelecimento de ações compensatórias sobre eventuais impasses ambientais, com possibilidade de apontar problemas de impactos ambientais nas cidades contemporâneas, como ato de cidadania para arborização urbana como preservação ambiental da cidade, etc. Os mestres em desenvolvimento e meio ambiente, em sua maioria, são formados em Biologia, com especialização em Gestão Ambiental, e que veem a EA como processo de formação (educacional) e de valores sociais, cujo intento é integrar ciência e tecnologia para a sustentabilidade ambiental. Para as próximas etapas, pretende-se ampliar o perfil profissional dos mestres pesquisados, por meio de análise de seus currículos na Plataforma Lattes, e identificar a percepção de professores de Biologia, do ensino médio da rede pública urbana de Teresina-PI, sobre a problemática socioambiental no processo de ensino-aprendizagem, com a aplicação de instrumento de pesquisa com questões relacionadas à EA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 025.573.063-20 - BRUNA DE FREITAS IWATA - IFPI
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO MONTEIRO CARCARÁ - IFPI
Externo à Instituição - MARLUCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA - IFPI
Notícia cadastrada em: 08/05/2020 11:18
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