Banca de DEFESA: GIOVANNA MORGHANNA BARBOSA DO NASCIMENTO

DISCENTE: GIOVANNA MORGHANNA BARBOSA DO NASCIMENTO
DATA: 22/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ikc-gngp-jts
TÍTULO: O meio ambiente na compreensão e interação dos indivíduos: as contribuições da educação ambiental crítica
PALAVRAS-CHAVES: Crise socioambiental. Extinção de experiência natural. Infância. Licenciaturas.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

A atual crise socioambiental é fundamentada nas relações de dominação e perda de pertencimento do ser humano à natureza, que afeta a complexidade dos problemas ambientais, vistos externamente à esfera humana. Estudos apontam que indivíduos estreitamente relacionados à natureza podem desenvolver conhecimento, sensibilização e atitudes necessárias para compreender o meio ambiente nas dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas e naturais. Estudos têm ainda focado no efeito das experiências vividas na infância na aproximação do indivíduo à natureza quando adulto. Considerando isto, as duas hipóteses deste estudo são: A proximidade com a natureza promove uma compreensão integrada do meio ambiente e educação ambiental; Indivíduos que na infância tiveram mais contato com a natureza tendem a manter ou intensificar o comportamento na fase adulta. O objetivo da pesquisa foi: Analisar, pelos caminhos da Educação Ambiental (EA), a compreensão e a interação de estudantes de graduação com o meio ambiente. Para tal, foi necessário: Investigar se há relação entre a compreensão de meio ambiente e o contato com a natureza de estudantes de graduação; Analisar se a compreensão de meio ambiente e EA varia entre graduandos de cursos de diferentes áreas do conhecimento e período; Analisar os fatores que afetam o distanciamento e/ou a aproximação dos indivíduos com a natureza. A pesquisa descritiva quali-quantitativa envolveu 50 estudantes ingressantes e formandos de pedagogia e quatro licenciaturas da Universidade Federal do Piauí por entrevistas online com formulário semiestruturado, realizadas em fevereiro de 2021. As perguntas abrangeram: experiências na infância com o campo, incentivo dos pais, contato com a natureza na atualidade, fatores que motivam ou dificultam esse contato, compreensão sobre meio ambiente e EA. A análise foi realizada por frequência relativa simples de respostas e foram propostos testes de qui-quadrado. Foi observado que a “orientação” (conhecimentos, sensibilização) na infância é mais relevante que apenas a “oportunidade” do contato direto com a natureza; as experiências na infância influenciam o comportamento na fase adulta, mas também é possível mitigar o distanciamento quando adultos. O contato desde a infância foi mantido ou intensificado por 96% da amostra na fase adulta. A análise por período (ingressantes e formandos) não demonstra diferenças expressivas na categorização de meio ambiente e EA, somente quanto à EA crítica e o meio ambiente socioambiental apresentados apenas por formandos, revelando que a formação acadêmica pode estar contribuindo para a transformação do pensamento crítico. A análise por curso revelou destaque na criticidade nos cursos de educação (Pedagogia) e ciências humanas (Artes visuais), o que pode ser justificado pela diversidade de disciplinas com foco social, cultural, histórico, econômico e político no currículo de tais graduações, pois assim contemplam mais dimensões da EA que a abordagem naturalista como tradicionalmente é visto. Por fim, o maior contato com a natureza evidencia nos entrevistados a vertente de EA conservacionista (proteção e sensibilização), apesar de predominar uma concepção de meio ambiente abrangente, com teor crítico. Dessa forma, o contato com a natureza (pela orientação e oportunidade) devem ser direcionados também pela abordagem crítica, que possibilita reconhecer o ser humano pertencente à natureza.

Presidente - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 150.292.393-91 - JOSÉ MACHADO MOITA NETO - UNICAMP
Interno - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Externo à Instituição - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA - UERN