Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYLA RAFAELE SAMPAIO LEARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYLA RAFAELE SAMPAIO LEARTE
DATA: 20/05/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Sala Virtual: Google meet
TÍTULO: Análise do Discurso Ambiental de um Restaurante Universitário em uma Instituição de Ensino Superior Pública
PALAVRAS-CHAVES: Serviços de Alimentação. Licitações Sustentáveis. Discurso Ambiental. Ciclo de Vida. Sustentabilidade Ambiental.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar o discurso ambiental do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O método de pesquisa é descritivo-exploratório, com uma abordagem quali-quantitativa, a estratégia utilizada foi a de estudo de caso único, com a utilização das seguintes fontes de evidência: pesquisa documental, registro em arquivos e entrevista semiestruturada, de modo a identificar os critérios de sustentabilidade nos editais de licitação para aquisição de gêneros alimentícios, bem como o discurso ambiental do serviço de alimentação. Foram analisados sete editais publicados entre 2017 e 2021. A coleta de dados dos editais de licitação foi realizada por análise de conteúdo e a da entrevista por análise do discurso crítica. Foi executada uma pesquisa bibliográfica para a construção do sistema de critérios, que possibilitou a coleta e ordenação das informações obtidas. Ao realizar a análise dos dados baseada na quantidade de critérios sustentáveis identificados, verificou-se que esses editais não contemplam os três critérios de sustentabilidade: sociais, ambientais e econômicos. Os resultados da pesquisa identificam que os editais avaliados, apresentam apenas o critério de sustentabilidade ambiental, com base na IN 01/2010, mas não há a inserção de um outro critério específico ao serviço como exemplo – alimentos orgânicos. Quanto ao discurso da Coordenadoria do RU, baseado na realização da entrevista, identificou-se que o serviço não dispõe de um conhecimento aprofundado sobre sustentabilidade ambiental e que assim, as práticas do serviço pautam-se, principalmente, nos critérios de sustentabilidade dos editais, redução do desperdício dos alimentos dos comensais e descarte correto do óleo de fritura. Contudo, o serviço percebeu a necessidade de se aderir às práticas de sustentabilidade, de modo a colaborar com a redução de potenciais impactos ambientais oriundos do seu processo produtivo. Foi possível observar que não há critérios tão específicos para as questões ambientais, mas se tratando da sustentabilidade social, o RU presta um papel importante na assistência estudantil, através da oferta de uma refeição de baixo custo. Diante disso, ainda tem muito o que se identificar e avaliar dentro do serviço, pois existe uma rede de conexão para que ocorra todo o processo produtivo de refeições e toda a rede contribui significativamente para a ocorrência de impactos ao meio ambiente. Assim, reconhece-se que o RU desenvolve ações de promoção ao desenvolvimento sustável, mas tem a necessidade de aprimorar o entendimento, planejamento e execução das suas atividades para esse benefício. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDNA MARIA FERREIRA CHAVES - IFPI
Interno - 1483966 - JEFFERSON MENDES DE SOUZA
Presidente - 2523687 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE FRANCO ROCHA - IFMA
Interno - 1998532 - RENATA SHIRLEY DE ANDRADE ARAUJO
Externo ao Programa - 1873611 - SIMONE FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 1553460 - SUELY CARVALHO SANTIAGO BARRETO
Notícia cadastrada em: 06/05/2022 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 20:15