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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BEATRIZ DIAS COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA BEATRIZ DIAS COUTINHO
DATA: 16/10/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

 

O SABER AMBIENTAL E EPISTEMOLÓGICO NO ENSINO: CONCEPÇÕES, LIVRO DIDÁTICO E PRÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Livro Didático. Saber Ambiental.

Interdisciplinaridade.Sustentabilidade


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

 

A presente pesquisa julga-se pertinente uma vez que se busca saber, como a questão

ambiental vem sendo tratada nos livros didáticos, e neste constructo verificar a

importância e a relevância social desse material de ensino para o Meio Ambiente. O

caminho metodológico desta pesquisa inicia-se com a escolha dos livros de cinco (05)

autores de Biologia e as unidades de registro foram extraída de 23 capítulos dos

mesmos. A pesquisa é orientada por dimensões que foram escolhidas de forma a

atender os objetivos propostos na pesquisa. Sendo estas dimensões: Saber ambiental, A

interdisciplinaridade e a Sustentabilidade. Estas dimensões foram categorizadas e

subdivididas em subitens a serem estudados no livro didático. Neste contexto, o

processo metodológico escolhido, não foi linear, para se chegar a decisão de como fazer

análise deste material seguiu-se trajetória esclarecedoras da Análise de conteúdo.

Optou-se por analisar o livro de ensino Médio, por ser um material onde se acredita que

a complexidade do conhecimento esteja com maior frequência e compreensão, a cerca

das questões ambientais. Tendo como objetivo geral, a pesquisa analisa o saber

ambiental existente nos livros didáticos de Biologia, e os obstáculos da

interdisciplinaridade no compromisso com um saber ambiental complexo, para a

formação do sujeito ecológico. A priori percebe-se que os livros demonstram carências

sobre o domínio e a compreensão de conhecimentos referente ao saber ambiental,

havendo dificuldades para enfrentar o desafio da complexidade em lidar com as noções

de interdisciplinaridade. Categoricamente o livro que apresenta o maior percentual

númerico de categorias , é da editora Saraiva, aqui codificado como sendo o livro Sl-
C. . Para os demais a ordem segue este padrão:Sl-C> Sw-A > Am-B > Cz-D >Sp-E.

As subcategorias, mais representadas estão nos livros SL-C, Sw-A, e Sp-E, Onde se

observa visivelmente a prevalência de algumas subcategorias em um percentuais

maiores, no entanto no conjunto das relações, a ordem percentual é clara quanto aos

livros mencionados. Nos recortes do tema ecologia por exemplo,se verifica um maior

percentual na presença nos livros C e D com percentuais respectivamente de 18,5% e

51,8%. E em menor frequência os livros A, B e E.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGELA LUZIA MIRANDA - UFRN
Presidente - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Interno - 1167538 - JOSE MACHADO MOITA NETO
Notícia cadastrada em: 15/09/2014 14:36
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