Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUSA SUELMA VIANA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUSA SUELMA VIANA DOS SANTOS
DATA: 29/01/2016
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

BIOATIVIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL E PÓ VEGETAL DE ALECRIM PIMENTA SOBRE O CARUNCHO DO FEIJÃO-CAUPI

PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Inseticidas botânicos, Lippia sidoides, Callosobruchus maculatus,Vigna unguiculata.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Avaliou-se em condições de laboratório, a toxicidade, eficiência  e repelência do óleo essencial e pó vegetal do alecrim pimenta: Lippia sidoides Cham. com e sem chance de escolha sobre o carruncho do feijão-caupi: Callosobruchus maculatus (Fabr.). Doses preliminares foram utilizadas para óleo e pó :10; 8,0; 6,0; 4,0; 2,0; 0,0µL/45 cm3 e 1,0; 0,1; 0,01; 0,001, 0,0g/10 de grãos, respectivamente para através da fórmula de Finney determinar-se as doses definitivas: 4,0; 3,5; 3,0; 2,5; 2,0; 0,0µL/45 cm3 e 1,0; 0,5; 0,2; 0,1; 0,0g/10g de grãos para os experimentos sem chance de escolha, como também,  as doses: 4,0; 3,0; 2,0; 1,0; 0,0µL/45 cm3 e 1,0; 0,5; 0,2; 0,1; 0,0g/10g de grãos utilizadas nos experimentos com chances de escolha. Nos experimentos sem chance de escolha, as doses do óleo essencial foram pipetadas sobre papel filtro fixado na parte interna da tampa dos frascos de polietileno com capacidade de 45cm3 onde foram depositados 10 g de grãos de feijão-caupi cultivar BRS Guariba. Para a infestação, utilizou-se dez insetos não sexados com 0 a 48h de emergidos. No experimento sem chance de escolha com pó, as doses foram misturadas aos grãos de feijão-caupi  contidos em frascos de polietileno com a mesma capacidade, posteriormente,  adicionou-se os  insetos na mesma quantidade e idade acima citadas. Após 96h, para os dois experimentos, avaliou-se a mortalidade dos insetos. Os insetos vivos foram retirados dos tratamentos e desprezados, após, os bioensaios retornaram à B.O.D. Aos quinze dias da infestação, contou-se o total de ovos, ovos inviáveis e aos, 30 dias, iniciou-se a contagem da emergência de insetos. A eficiência das doses foi calculada por meio da fórmula de Abbot(1925).Nos bioensaios com chance de escolha para óleo e pó de alecrim pimenta, utilizou-se arena formada por cinco frascos de polietileno circulares com capacidade de 45cm3, sendo o recipiente central interligado simetricamente aos demais  periféricos por meio de tubos  plásticos de 1cm de diâmetro com 10cm de comprimento. Em cada recipiente periférico foi adicionado  as doses do óleo e do pó em 10g de grãos de feijão-caupi misturadas com auxílio de um bastão para uniformização. Foram liberados 50 insetos de C. maculatus não sexados com idade entre 0 a 48h em cada frasco central da arena. Após 24h, os insetos foram retirados dos tratamentos, contados e os grãos ovipositados retornados à BOD.Transcorridos 15 dias da infestação, contou-se o número total de ovos, ovos inviáveis e com 30 dias, iniciou-se a contagem do número de insetos emergidos. O índice de repelência foi calculado pela fórmula: I.R=2G/(G+P). O delineamento utilizado foi  o inteiramente casualizado  com  cinco repetições. As concentrações letais (CL50) para óleo e pó foram estabelecidas através do programa SAS  version 8.02, que corresponderam a 1,82µL/45cm3 e 0,34g/10g de feijão-caupi. As doses de pó de L. sidoides de 0,5 e 1,0g causaram as maiores mortalidades, foram mais eficientes no controle de C. maculatus e todas as doses de óleo foram eficientes no controle deste inseto. Todas as doses de pó e de óleo foram repelentes a C. maculatus.

Presidente - 422661 - LUIZ EVALDO DE MOURA PADUA
Externo à Instituição - MILTON JOSÉ CARDOSO - EMBRAPA
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 18/01/2016 15:56