Notícias

Banca de DEFESA: THERESA JAYNNA DE SOUSA FEIJAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THERESA JAYNNA DE SOUSA FEIJAO
DATA: 29/10/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo II
TÍTULO:

GIRA GIRA CRIANCINHA: aprendizado da religião Santo Daime por crianças frequentadoras do espaço "Céu de Todos os Santos" em Teresina-Piauí-Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Santo Daime; Crianças; Aprendizagem.


PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

A problematização da presente pesquisa é em torno do consumo da ayahuasca por crianças, o problema é compreender como se dá o aprendizado da doutrina do santo daime para as crianças participantes do espaço “Céu de Todos os Santos” – “CTS” em Teresina – PI - Brasil. O objetivo geral é compreender como uma criança torna-se daimista. Como objetivos específicos investigo como se dá a inserção da criança na doutrina do Santo Daime no CTS; como aprendem a ser daimistas; e como as crianças representam-se a si mesmas e à sua religião, numa interface entre Antropologia da Religião e Antropologia da Criança. Entendemos que não há uma cisão do universo adulto com o universo infantil, portanto minha análise leva em consideração a interação adulto/criança. Desenhos, histórias de vida e vivências são ferramentas de pesquisa, juntamente com técnicas clássicas, que nos revelam nova perspectivas do fazer antropológico. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Interno - 1725527 - ROBSON ROGERIO CRUZ
Externo à Instituição - ALBERTO GROISMAN - UFSC
Notícia cadastrada em: 27/10/2015 15:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 15:13