Banca de QUALIFICAÇÃO: ABIMAEL GONÇALVES CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABIMAEL GONÇALVES CARNEIRO
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Ambiente remoto
TÍTULO: Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em Uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Coelho Neto - MA
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia e educação; Diversidade; Diferença; Educação intercultural.
ÁREA: Antropologia

O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” é proposto inicialmente pela Lei 10.639/2003. Uma medida que indica a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira nos currículos de escolas públicas e privadas do país, nas etapas do ensino fundamental e médio. Considerando a importância de se produzir reflexões sobre a educação a partir da antropologia, proponho-me, no presente estudo, compreender como os conteúdos referentes a essa temática são acionados, e por que são assim dinamizados em uma escola da rede municipal de Coelho Neto (MA). Diante das condições impostas pela pandemia do coronavírus, optei, no processo de coleta de dados, pela realização de entrevistas semiestruturadas (presenciais e on-line) com os gestores/as, uma agente administrativa, e professores/as da instituição, assim como observação participante em aulas remotas da disciplina de história. Embora se trate de uma pesquisa com resultados parciais, indico que, apesar dos professores/as informarem que os conteúdos sejam acionados nas aulas durante o ano letivo, de acordo com a abordagem no livro didático e com as demandas que surgem, o momento mais específico em que se trabalha elementos da história e cultura afro-brasileira, é no evento em alusão ao dia da consciência negra, sendo acionados na lógica da “pedagogia do evento”.

Interno - 1326826 - CELSO DE BRITO
Externo à Instituição - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Externo à Instituição - LADY SELMA FERREIRA ALBERNAZ - UFPE
Presidente - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO