Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIUS MEDSON CAMPELO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIUS MEDSON CAMPELO DE SOUSA
DATA: 22/04/2015
LOCAL: sala 328
TÍTULO:

OS THINK TANKS COMO ATORES DA POLÍTICA EXTERNA AMERICANA: VISÕES DO POPULISMO NA AMÉRICA LATINA

PALAVRAS-CHAVES:

América Latina. Populismo.Política Externa.ThinkTanks

ÁREA: Ciência Política

Este trabalho busca entender o papel dos principais thinktanksamericanos como atores na formulação da agenda e do debate entorno da política externa norte-americana para a América Latina. De forma mais especifica visa analisar como se dar a influência desses institutos de pesquisa em relação à sensível questão do que é entendido na ciência política norte-americana como “populismo”. O trabalho primeiramente define populismo nas suas diversas óticas e, em segundo momento, dirige-se à estrutura dos principais thinktanks, mostrando o alinhamento político-ideológico hoje existente. A seguir apresenta-se a posição destes institutos em relação aos regimes considerados populistas. Por último, é feita uma análise do impacto destas avaliações, considerando o papel dos thinktanks como suporte intelectual; como elemento legitimador da política externa; como espaço de debate e como espaço de formação de quadros da burocracia do Departamento e de Estados e de outras agências governamentais norte-americanas.

Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1219998 - ALEJANDRO RAUL GONZALEZ LABALE
Externo à Instituição - BRUNO DE CASTRO RUBIATTI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 22/04/2015 09:47