Banca de DEFESA: PAULA IDALICE SILVA AQUINO GONCALVES

DATA: 25/08/2015
LOCAL: CCHL SALA 328
TÍTULO:

Políticas de ampliação do acesso dos negros ao ensino superior: Análise da experiência do estado do Piauí (2010-2011).

PALAVRAS-CHAVES:

Acesso. Ensino Superior. Políticas de Ação Afirmativa. Negros.

ÁREA: Ciência Política

Na última década grandes transformações e discussões ocorreram no interior do sistema educacional brasileiro, no que diz respeito do acesso ao ensino superior. Fato decorrente de um conjunto de propostas de ação afirmativa que visaram proporcionar a inclusão de grupos de pessoas que sofreram e sofrem discriminação racial e de outros tipos. Nesta concepção, alguns estudiosos dedicaram-se a investigar que estas políticas têm buscado reduzir as desigualdades históricas de oportunidades educacionais por meio de mecanismos de ampliação do acesso ao ensino superior. Sendo assim, os estudos mostram que a partir de 2003 o Estado brasileiro começou a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior por meio das políticas de reservas de vagas, programas de concessão de bolsas de estudo/financiamento estudantil e a valorização do ensino à distância. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo examinar o perfil demográfico e socioeducacional dos negros ingressantes no ensino superior do Piauí no período de 2010 a 2011 e suas relações com as políticas de expansão do acesso a esse ensino. Para realiza esse propósito o estudo encaminhou (a) descrever as características socioeducacionais e sociodemográficas dos negros que ingressaram no ensino superior no período de 2010 – 2011, (b) identificar se a proporção de negros que ingressaram no ensino superior via políticas de ampliação de acesso por meio de reserva de vagas e financiamento estudantil se alterou no estado do Piauí no período de 2010 – 2011 e (c) identificar as prováveis variáveis sociodemográficas e socioeducacionais que contribuíram para o ingresso dos negros no ensino superior via políticas de ampliação de acesso por meio de reserva de vagas e financiamento estudantil no estado do Piauí no período de 2010 – 2011. Para operacionalizar o estudo, foi empreendido um estudo quantitativo de abordagem empírico-analítica baseada em dados secundários. Os dados foram a base de microdados do Censo da Educação Superior levantado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da qual foi analisada apenas a população de alunos negros ingressantes nos anos de 2010 e 2011. À luz dos objetivos estabelecidos e da análise dos resultados, o presente estudo permitiu concluir que as políticas de ampliação do acesso ao ensino superior, em alguns aspectos, contribuíram de maneira significativa o ingresso dos negros neste ensino, principalmente aqueles que são oriundos de escolas públicas do ensino médio. Evidências mostraram um ligeiro aumento dos negros no ano de 2011, considerando as políticas de reservas de vagas e o total de alunos negros matriculados nos anos pesquisados. Já em outros aspectos, destaca-se uma redução de alunos negros que recebem bolsa/financiamento estudantil, verificando que aproximadamente metade deles estão matriculados no nível privado. Esta modalidade de ação afirmativa contribuiu para o ingresso dos alunos negros em cursos considerados de alto e médio alto prestígio social e, ainda em turnos propícios para receber um ensino satisfatório e de qualidade. Entretanto, esta política difere da caracterização socioeducacional do perfil do aluno negro que ingressou pela política de reserva de vagas. Contudo, observamos que a relação das políticas de ampliação de acesso com os dois perfis estudados apresentaram resultados significativos da redistribuição de oportunidades educacionais de acesso à educação superior no estado do Piauí, o que favorece para a diversificação do perfil do aluno negro ingressante no cenário acadêmico.

Presidente - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Externo ao Programa - 318.616.728-02 - BRUNO DE CASTRO RUBIATTI - CAPES
Externo ao Programa - 1167542 - GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS